21.11.10

Bolo quatro quartos



Receita de bolo clássica, a ideia é usar a mesma medida para quatro ingredientes principais: ovos, farinha, açúcar e manteiga. A receita que usei pede que se acrescente farinha com fermento, mas usei a farinha normal e adicionei a colher de chá de fermento em pó pedida. Já preparei uma receita semelhante do Cuisine sans souci na qual não se usa fermento, o bolo não cresce tanto, mas não achei que fazia tanta falta, já que ele é bem denso mesmo.

Usando esta receita como base é possível variar muito, ela é usada como base para um bolo de café e nozes que leva um glacê à base de manteiga no Kitchen Diaries do Nigel Slater. Ele só acrescentou 2 c. chá de grânulos de café instantâneo dissolvidos em 1 c sopa de água quente e pedaços de nozes à massa.

Outras versões interessantes seriam: adicionar cacau em pó ou raspas de limão ou laranja para dar um perfume diferente ao invés da baunilha. Ou dividir a massa para fazer um bolo mármore juntando machá ou cacau em pó a uma das partes.

É um bolo muito bom, acho meio pesado por causa da quantidade de manteiga, mas de vez em quando não faz mal, não é mesmo? Ótimo para acompanhar uma xícara de chá.


Bolo quatro quartos

3 ovos
175g de manteiga à temperatura ambiente
175g de farinha de trigo com fermento (usei a normal)
175g de açúcar
1 c chá de fermento em pó
1 c chá de essência de baunilha (ou raspas da casca de 1 limão)

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, bata os ovos juntos e adicione essa "omelete" pouco a pouco enquanto bate. Adicione a farinha misturada com o fermento e a essência de baunilha. Misture tudo com uma espátula com cuidado e coloque em uma forma untada e, preferencialmente, como fundo forrado com um pedaço de papel manteiga para que não grude. 

Asse em forno preaquecido à 180C por 45-50 min ou até que fique dourado. (Faça o teste do palito).

4 comentários:

Anônimo disse...

uma boa pedida para os dias que virão pela frente, mas pensando bem tenho que fechar a boca. mas daí tem os filhos que querem bolo e aí complica tudo,rs:)
madoka

Quéroul disse...

que bolinho lindo.
é pra uma forma de bolo inglês???

ai, também quero bolo com chá AGORA!
=***

Karen disse...

Madoka, o problema são sempre os outros, não é mesmo? ;)

Quéroul, sim, é para uma forma de bolo inglês, mas não é obrigatório, viu?

Bolo e chá numa tarde chuvosa...

moranguita disse...

um bolo muito versatil e saboroso de certeza
sabm tao bem agora ao lancha a lareira:-)