28.11.10

Tofu com carne moída


Receita adaptada de um programa de culinária da NHK. É uma receita clássica de carne com tofu no estilo chinês, mas a minha versão acabou não sendo nada fiel à original, pois há dois temperos que nunca consegui encontrar por aqui, o "tobanjan" e o "tenmenjan". Se não me engano, o primeiro é o que devia dar o apimentado e a cor avermelhada típica do prato, ele é feito à base de favas fermentadas e pimenta, o tenmenjan é mais adocicado e feito à base de trigo. Eles são preparados usando o mesmo processo do missô. Só sei o que li rapidamente por aí, pois não tenho a menor ideia do sabor de cada um. Para compensar a ausência do "tobanjan", adicionei um pouco de pimenta calabresa.

Uma vez até entrei em algumas lojas da Liberdade em busca do "tobanjan", talvez não tenha procurado direito na época ou não tenha cruzado com a pessoa certa para me indicar onde poderia encontrar o dito-cujo, mas voltei de mãos vazias. Se alguém souber onde posso encontrar pelo menos o "tobanjan",  por favor me diga, pois um dia pretendo comprá-lo.



Tofu com carne moída

1 tofu firme (acabei comprando o mais macio por engano, ele se desfez um pouco, mas nada comprometedor)
100 g de carne de porco moída (usei carne bovina)
1 c sopa de óleo

A
1/3 de uma cebolinha grossa fatiada
1 dente de alho picado
1 pedaço de gengibre picado (mais ou menos do tamanho de dente e alho)
1/2-1 c sopa de tobanjan
1 colher de sopa de tenmenjan

B
3/4 x de caldo de galinha (ou água)
1 1/2 c sopa de shoyu
2 c sopa de saquê
1/2 c chá de açúcar

C
1 c sopa de amido de milho
2 c sopa de água

Escorra a água do tofu, embrulhe com papel toalha e deixe assim por cerca de 20 minutos para diminuir ainda mais a quantidade líquido. Corte em cubos de 1,5 cm.

Em uma wok (ou uma panela funda), aqueça o óleo e refogue a carne moída. Quando a cor da carne mudar, adicione os temperos do item A. Misture e adicione os ingredientes do item B.

Quando levantar fervura, adicione o tofu, cozinhe por 1 min movimentando a panela para misturar tudo, se usar uma colher ou espátula, há mais chances do tofu se desfazer. Adicione o amido dissolvido na água devagar, em fio. Movimente um pouco a panela para misturar o amido ao molho e para que ele engrosse. Desligue e sirva com arroz.

6 comentários:

wair de paula disse...

Na Liberdade vc pode encontrar pimenta Szechuan em pasta. Eu tinha um tubinho, que perdeu a validade e joguei fora, senão te dizia a marca.´Já tentou na loja de pimentas da Ministro Rocha Azevedo, entre a Lorena e a José Maria Lisboa? Abs

Karen disse...

Hum, acho que meu problema foi ir lá e ficar perguntando: "Tem tobanjan? To-ban-jan?". Pelo visto, ninguém conhece por esse nome. Quando voltar, vou comprar.

Não conheço essa loja de pimentas, mas me pareceu muuito interessante...

Obrigada, Crônicas!

Anônimo disse...

ah!! eu adoro tofu, pode vir de qualquer jeito. gosto muito mesmo.
Agora se o tobanjan é apimentado aqui em casa não tem vez por causa dos filhos e marido.
Vou readaptar pro jantar de amanhã, arigatô.
boa semana
madoka

Karen disse...

Madoka, eu também gosto muito de tofu, e era algo que eu não comia quando era criança. O tobanjan é apimentado. A versão que eu preparei ficou boa, sobra o sabor do gengibre.

ameixa seca disse...

Normalmente não faço carne quando uso tofu mas gostei da combinação. Deve ficar delicioso :)

Karen disse...

Ameixa seca, carne com tofu é uma combinação bastante comum entre os japoneses. Fica bom!