17.1.11

Chunky applesauce


Vi este post no blog da Odete e fiquei com vontade de preparar applesauce, basicamente maçãs cozidas com especiarias. Como ela escreve, é uma receita muito versátil, geralmente servida sob a forma de purê que pode ser adicionado à massa de bolos para substituir alguns ovos. Eu gosto de preparar o applesauce com maçãs em cubos e servir com carnes mais suaves como peru ou lombo de porco. Também misturo com iogurte natural e granola. A ideia de servir quente com sorvete também é tentadora...

Enfim, uma receita versatilíssima. Fiz com pedaços grandes pela primeira vez e gostei. Usei maçãs gala, mas isso não é obrigatório, acho que fica melhor com maçãs que não se desfaçam  muito quando cozidas. (Também procuro não cozinhar demais). A quantidade de açúcar pode ser ajustada de acordo com as preferências de cada um, gosto de usar açúcar mascavo, acho que ressalta ainda mais o perfume das especiarias. E adiciono água o suficiente apenas para umedecer as maçãs, basta cozinhar em uma panela de fundo grosso tampada em fogo baixo e dar algumas chacoalhadass de vez em quando, assim, o próprio líquido das maçãs será suficiente para cozinhá-las. Deixar a panela tampada até esfriar ajuda a completar o cozimento. (Uso panelas de inox).

De qualquer forma, passo a receita da Odete para dar uma base, você pode variar muito.



Chunky applesauce

12 maçãs lavadas e descascadas - cortadas em gomos grandes
1 xic. de apple cider (suco de maçã com especiarias) ou água (eu coloco muito pouca água, leia comentários acima)
1/2 xic. de açúcar cristal amarelo
3 paus de canela
5 cravos-da-índia

Numa panela de fundo grosso, levar todos os ingredientes a ferver em fogo médio por mais ou menos 20 minutos. Desligar o fogo e manter a panela tampada até esfriar. Depois de frio manter refrigerado. Se quiser servir quente, basta aquecê-lo novamente.

*A Odete coloca as cascas retiradas das maçãs em um saquinho de tecido de algodão próprio para uso culinário e cozinha junto com os pedaços de maçã, espreme e retira no final do cozimento. Mas, segundo ela,  isso é absolutamente opcional.


3 comentários:

ameixa seca disse...

Como mesmo assim, à colherada :)

Quéroul disse...

vou começar a fazer tudo de maçã, que eu ando apaixonada por ela cozida...
minha mãe faz uma papinha pro sombrinho que consiste de ameixas, maçãs e/ou pêras cozidas, só na água, com o doce delas mesmo.

uma delícia!

tão simples, tão gostoso e tão saudável...
;)

Karen disse...

Ameixa seca, eu também prefiro sem nada.

Quéroul, com ameixa deve ficar muito boa! (E quer dizer que você "rouba" a papinha do sombrinho!)