30.1.11

Cobbler de peras e mirtilos


Cobbler é um parente distante do crumble e do bolo invertido. Você forra uma forma com frutas, espalha porções de massa sobre elas e leva para assar. Este foi o meu primeiro cobbler, receita daqui. Originalmente ela era feita só com peras, mas vi mirtilos frescos no supermercado e acabei comprando. Achei-os azedos para serem comidos in natura por isso eles acabaram no cobbler junto com as peras.

(Os habitantes do hemisfério norte chamam o abacaxi, as bananas, as mangas e os mamões de "frutas exóticas", para nós, ao contrário, os "blueberries", "gooseberries", "cranberries" e outros "berries" da vida é que soam exóticos e despertam suspiros, não é mesmo? O ser humano é um ser curioso, em todos os sentidos!)

Enfim, a receita é muito boa e os mirtilos combinaram com as peras, mas apenas com peras ou mesmo com maçãs ou outras frutas também deve ficar ótima. Eu fatiei as peras ao invés de deixá-las em metades. E atenção, polvilhe o açúcar antes de colocar a massa para que ele não fique dando bobeira sobre a massa ao invés de adoçar as frutas (como eu fiz).


Cobbler de peras e mirtilo


3 c sopa de manteiga derretida
6 peras maduras descascadas, sem sementes e cortadas ao meio no sentido do comprimento (eu cortei em fatias mais finas)
1 x de farinha
1 x açúcar
1 c chá de fermento
1/2 c chá de sal
1/4 x de leite
1/4 x de conhaque (ou outra bebida alcóolica)
2 c sopa de açúcar mascavo
2 c chá de raspas de casca de limão


Preaqueça o forno à 200 C.

Unte o fundo de um refratário (cerca de 33x22cm) com 1 1/2 c sopa de manteiga. Distribua as peras em 3 fileiras com o corte voltado para baixo. Misture a farinha, 1/2 x de açúcar, o fermento e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga restante, o leite e o conhaque e misture tudo até ficar homogêno. Espalhe colheradas da massa ao redor das peras. Misture o açúcar restante com o açúcar mascavo e as raspas de limão e polvilhe essa mistura sobre as peras. (Recomendo polvilhar o açúcar antes de espalhar a massa). Asse por cerca de 30 até que comece a borbulhar.


3 comentários:

aline naomi disse...

Adoro frutas "exóticas" :).

Vi mirtilo fresco como opção de "topping" na rede de sorveteria YogoUp (perdição aquilo!!), mas achei melhor não pedir pra colocarem isso no sorvete porque suspeitei que fosse meio azedo - e eu que gosto de tudo bemmmm doce...! -, daí peço amoras gigantes frescas, uma delícia!!

Karen disse...

Aline, tenho a impressão de que fora daqui eles devam ser mais doces, os que comprei eram meio sem graça....

moranguita disse...

esta um epectaculo esta sobremesa. por acaso eu adoro os mirtilos e framboesdas e isso tudo:-)
beijinhos