Este é um prato que já faço há algum tempo. A receita é bem simples e rápida de preparar. O mais trabalhoso é dessalgar o bacalhau e descascar/fatiar os legumes. Não uso medidas exatas, mas a receita não tem grandes segredos. Ela consiste em fazer camadas com fatias de tomates, cebolas, uma mistura de salsinha e alho picados, bacalhau dessalgado em pedaços, pimentão vermelho, azetionas pretas e batatas, polvilhar um pouco de sal por cima, regar com azeite, tampar a panela e cozinhar em fogo baixo até que as batatas, que ficaram por cima, cozinhem.
A ordem das camadas é essa que descrevi e seu número pode variar de acordo com a quantidade de ingredientes e com o tamanho da panela. O sal é uma questão delicada, pois o bacalhau deve estar ainda com algum sal mas não insosso ou muito salgado. O próprio líquido dos vegetais servirá de caldo para o prato. Ele pode ser servido com ovos cozidos e regado com mais azeite na hora em que for colocado no prato.
Não sigo uma receita para dessalgar bacalhau, quando as postas são finas eu as deixo de molho por um ou dois dias, escorro e coloco em uma panela com água fervente, desligo, tampo e deixo tudo esfriar um pouco antes de retirar a pele e as espinhas. O processo é o mesmo quando as postas são mais grossas, só que as deixo de molho na geladeira por até uma semana e troco a água quando me lembro (nem sempre todos os dias). É isso.
11 comentários:
Gostei da disposição por camadas, parece-me delicioso :)
delicia de bacalhau.
Ameixa, fica muito bom, é bem prática.
Kalina, vai comer bacalhau agora na Páscoa?
que legal, feito na panela.
minha mãe faz no forno, mais ou menos o mesmo príncípio das camadas, do azeite e tal.
mas sabe que eu descobri que bacalhau não é dos peixes que me apetece? não desgosto, mas não sinto falta alguma se não comer... já as batatas e os tomatinhos que vão com ele, nham nhaaam.
;)
Quéroul, é verdade, também dá para fazer no forno, mas acho que fica pronto mais rápido assim. Faço quando estou com pressa.
Também não acho que bacalhau seja a sétima maravilha, é gostoso, como, mas troco pela sua moqueca. ;)
Muito bom! Me deu uma foooome! hahaa
bjks
Dani, hoje é um bom dia para preparar essa receita! ;)
oi Karen,
minha Pascoa foi especial, nao. sozinha (namorado viajando), com saudades da familia, e sem bacalhau.
ontem fiz um salmao com ervas pra mim mas achei sem graca.
mas ta tudo bem, so sem bacalhau. praticando desprendimento aqui. hehehe Deus ta vendo.
Kalina, eu não ligo para feriados. Mas para quem está acostumado a comemorá-los com a família, deve ser triste estar longe.
ainda ontem o meu jantar foi bacalhau cozido:-)
do melhor
beijinhos
Ah! Fiquei contente em saber disso, Moranguita!
Postar um comentário