30.4.11

Filé mignon de porco picante com peras


Porco. É, porco mais uma vez. Comemos mais carne suina do que bovina por aqui. Fiz o prato baseada nesta receita do Emeril Lagasse no Food Network com algumas modificações, especialmente em relação ao acompanhamento. Na versão original o filé mignon de porco é acompanhado de purê de maçãs, mas como tinha três peras eternas na geladeira, acabei por cortá-las ao meio e jogá-las no refratário para assar com a carne. Ficaram boas, mas se você quiser, pode seguir a receita mais elaborada do Emeril ou preparar um applesauce mais simples.

Fiz metade da receita da marinada usando um filé mignon de porco grande e adicionei um pouco mais de pimenta calabresa para que ficasse a meu gosto.

(Espero que não se importem com minhas fotos de assados, os refratários são sempre aqueles nos quais as carnes foram levadas ao forno e nunca estão assim muito apresentáveis, mas não tenho muita paciência para colocar tudo em outro recipiente e fotografar. Sem falar na pressão do O. perguntando onde está a comida.)



Filé mignon de porco picante com peras

2-3 filés mignos de porco limpos
3 dentes de alho picados
1/2 c chá de pimenta calabresa
3 c sopa de óleo
2 c sopa de molho de soja
2 c sopa de gengibre picado
1 c sopa de vinagre
1 c sopa de açúcar mascavo
2 c chá de mostarda tipo dijon
4 pêras médias, macias, porém firmes, cortadas ao meio e sem sementes
sal e pimenta a gosto

Misture o alho, a pimenta calabresa, o óleo, o molho de soja, o gengibre, o vinagre, o açúcar mascavo e a mostarda. Envolva a carne nesse molho, cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por 2-12 horas. 

Preaqueça o forno à 200C. Retire a carne da marinada, tempere com sal e pimenta e doure-a em uma frigideira antiaderente de todos os lados. Transfira para um refratário junto com as peras e asse por 12-15 minutos (eu deixei por cerca de 30 minutos). Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

6 comentários:

kalina morena disse...

adorei esse porco com peras, Karen.
amo a combinacao dos sabores sal e doce. vou anotar essa receita e fazer. ando com muita vontade de cozinhar porco. delicia.

Karen disse...

Kalina, sem falar no picante! Eu também gosto muito de receita sassim.

Destemperados disse...

Karen, que delícia de receita!

O blog está lindo!

Aproveito para lembrar que mudamos de casa, agora recebemos todos no www.destemperados.com.br!

Beijo

Karen disse...

Já mudei o endereço! :)

Valeria disse...

Oi

Como eu poderia prender mais a minha atenção em refratários diante de imagens singelas e textos quase poéticos?
Já disse e repito: através do seu blog descortino um mundo bem distante do meu e assim, preencho um vazio que pede para ser saciado com o olhar que Karen tem do mundo.

Abraços

Karen disse...

Assim você me deixa sem jeito, Valeria... Obrigada!

Abraços