17.5.11

Hana


 Hana (Flores) é um filme japonês sobre mulheres. Sobre as escolhas e conflitos que ser mulher engendra: ter filhos, casar, seguir uma carreira, os dilemas de cada escolha. Ele acompanha as histórias de diferentes mulheres de várias gerações de uma mesma família dos anos trinta até o presente. 

Passamos de uma jovem que se rebela contra a ideia de um casamento arranjado por seu pai para uma pianista em declínio de carreira que precisa decidir se terá um filho apesar de ter sido abandonada pelo namorado. Vemos uma jovem dos anos 60 que deseja ser independente, mas também amada, e a irmã que tenta lidar com a perda do marido em um acidente.

Li que as mulheres são todas da mesma família, mas o filme faz cortes de uma história para outra e, se você não prestar alguma atenção, fica meio complicado fazer todas as ligações.

Gostei do fato do diretor ter trabalhado as imagens, as cenas dos anos trinta são em preto e branco, como nos filmes antigos, e as dos anos 60-70 tem aquele tom das fotos tiradas na época. 

É um filme simples, sem uma mensagem revolucionária, mas bonito.


Nenhum comentário: