20.9.11

Salada de beterraba e cebola


Beterraba assada em foma coberta com papel alumínio e um pouco de água (*). Descascada, fatiada, misturada com cebola e temperada com sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.

Não resisti e fotografei. Adoro esse negócio cor de sangue meio adocicado, minha ideia de prato para vampiros vegetarianos.


(*) Como a Tatiane perguntou sobre o tempo de forno e não soube responder, pois sempre asso as beterrabas junto com outras coisas para aproveitar o calor, resolvi fazer uma pequisa e encontrei informações mais precisas para quem quiser assar as beterrabas aqui:

"Preaqueça o forno à 220 C.  Limpe as beterrabas e coloque-as em uma forma/refratário, adicione água suficiente para cobrir seu fundo, uma camada de cerca de 0,5cm. Cubra muito bem com papel alumínio ou com a tampa, caso use um recipiente apropriado para isso. Asse beterrabas pequenas por cerca de 30-40 minutos, beterrabas médias por 40-45 minutos e grandes por 50-60 minutos. Elas estarão cozidas quando puderem ser facilmente penetradas pela lâmina de uma faca. Deixe esfriar ainda cobertas, corte as pontas e retire a pele. Elas se conservam por cerca de 5 dias na geladeira, nesse caso, descasque-as quando for comê-las."


13 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá Karen! apesar de não ser muito fã de beterraba (trauma de infância,rs...), adorei essa sugestão, deve ter ficado saborosa,vou testar. Hj é o último dia do sorteio de um super kit da mOcoca lá no blog, participe! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Karen disse...

Nane, eu também tinha meus "complexos" com a beterraba, felizmente, eles foram superados! Obrigada pelo convite!

Dahiane disse...

Taí algo que eu adoro desde criancinha: beterraba! Eu pra complementar esse prato lindo basta um arroz e feijão feitinhos na hora! Deu vontade! bjos e boa semana.

tatiane disse...

Beterraba era um dos poucos alimentos "saudáveis" que comia sem reclamar quando criança. Talvez porque era bem divertido ver o xixi cor-de-rosa depois...
Comprei hoje algumas beterrabas, vou fazer assadas, algo que nunca fiz. Demora muito tempo? São bem pequenas, daquelas mais doces.

Taís disse...

Deve ter ficado ótima! Bjos

Karen disse...

Dahiane, é verdade, fica ótima com arroz e feijão!

Tatiane, ainda me lembro da supresa do xixi colorido quando comi beterraba pela primeira vez! rs
Nunca verifiquei o tempo, sempre asso junto com outras coisas para aproveitar o calor, leva mais ou menos o mesmo tempo das batatas, pequenas devem ir rápido. :p

Taís, ô se ficaram! rs

Quéroul disse...

adoro essa salada, mas demorou pra eu gostar das beterrabas. minha mãe sempre fazia com batatas também, e eu só comia as batatas que ficavam rosas, e as cebolas.

depois de um tempo, mandei ver nas beterrabas. :)

J disse...

encontrei o blog por acaso - me idetifiquei com a miscelânea de temas, já que sigo na mesma (falta de) linha. Beterraba com cebola fica ótimo mesmo - todo mundo detesta por achar 'doce', sou do contra (sempre). ralada crua com cebola também fica muito bom.

Karen disse...

Quéroul, nunca comi salada com beterraba e batata juntas! Mas é verdade, criança adora uma batatinha...

Juliana, também gosto da beterraba crua, mas a cozida, para mim, ainda é a preferida. Obrigada pela visita!

tatiane disse...

Karen, hoje assei as beterrabas para o almoço :)
Fiquei na dúvida de como proceder, aí descasquei e cortei ao meio, coloquei o fundinho de água como vc falou. Levou 25 minutos no forno aqui. Ficou mais saborosa do que cozida na pressão, do jeito que sempre comi.

Karen disse...

Tatiane, depois da sua pergunta, coloquei uma nota aí em cima de como assar as beterrabas. Cortando deve levar ainda menos tempo mesmo. Ufa! Que bom que deu certo!

Mônica Dantas disse...

Oi ...posso fazer no microondas. ..Qto tempo

Karen disse...

Oi, Mônica! Desculpe, nunca cozinhei as beterrabas no microondas, realmente não sei dizer... :(