24.10.11

Bolo de chocolate simplíssimo


Muitos de vocês sabem que bolos não são meu forte e que os exemplares que costumam aparecer por aqui muitas vezes traem meu gosto pelo "exótico" (não é todo dia que alguém faz um bolo pepino, um bolo de grão de bico, um bolo de beterraba, etc.), outra característica que vocês também já devem ter notado é que sou craque em fazer "bolo sem" (sem leite, sem manteiga, sem ovos, ops, isso ainda pode ser chamado de bolo?).

Este é um belo exemplo de "bolo sem", no caso, sem leite e sem ovos, vi tantos elogios a esta receita do Simply Recipes que decidi prepará-la. A Elise fez cupcakes, eu coloquei em uma forma de bolo inglês.  O resultado é muito bom, a consistência é perfeita e a massa fica mesmo úmida. A única coisa que estranhei foi o aroma enquanto o bolo assava, ele é um pouco "diferente" dos bolos "normais". Não usei a essência/extrato de baunilha e, para ter uma ideia, o O. perguntou se era um bolo de amendoim...

Nâo fiz o glacê da receita original, mas o bolo é gostoso puro, ele não é muito doce. Dobrando a receita, daria uma base ótima para rechear.




Bolo de chocolate simplíssimo


1 1/2 x de farinha
1/4 x de cacau em pó (s/ açúcar, não é o achocolatado)
1 x de açúcar
1 c chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 x de café feito usando o coador (não muito forte), ou 1 x de água morna misturada com 1 1/2 c chá de café instantâneo (nescafé)
1 c sopa de vinagre
2 c chá de essência de baunilha (não usei)
6  c sopa de azeite


Preaqueça o forno à 180C. Unte 12 forminhas de muffin ou asse em uma forma de bolo inglês.

Misture a farinha, o cacau em pó, o açúcar, o bicarbonato de sódio e sal. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos e depois junte essa mistura aos ingredientes secos. Misture apenas o suficiente para que a massa fique homogênea.

Distribua a massa entre as fominhas (ou forma). Asse por cerca de 18-20 min. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro ou com algum glacê, se quiser.


.

26 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Karen,
Um bolo de chocolate diferente e gostoso.Vou experimentar.
Bj,
Lylia

Gina disse...

Karen, prefiro assim com pouco açúcar.
E o cacau deixa essa cor intensa, muito bom.
Não desista dos bolos, a "amostra" está ótima...rs!
Boa semana.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

ahahahhaha, essa foi transmissao. Com as criancas em casa e um outono frio, fiz ontem à tarde um bolo de chocolate. Delícia!


Boa semana


Bjao

Diogo Marques disse...

Pode ser simples...mas com chocolate aposto que é bem delicioso!

ameixa seca disse...

Sou adepta dos bolos sem e eles ficam bolos na mesma :)

Karen disse...

Lylia, o preparo dele é curioso, mas o resultado é muito bom!

Obrigada, Gina! A cor ficou mesmo intensa, gostei disso.

Geórgia, crianças + bolo, sempre uma ótima combinação!

Diogo, sabe que não gosto muito de bolo de chocolate? (Na verdade, não gosto muito de bolo! rs), Mas ficou bom sim!

Ameixa, temos muitos pontos em comum! ;)

Anônimo disse...

OLA KAREM, UM BOLO DE CHOCOLATE MUITO SABOROSO, SAO OS BOLOS PREFERIDOS DO MEU FILHOTE AGORA QUE A ENCONTREI NUNCA MAIS VOU DEIXAR DE A SEGUIR E EXPERIMENTAR AS SUAS RECEITAS MUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIITO SABOROSAS CONTINUE ASSIM UMA PESSOA MUITO LINDA INTERIORMENTE,UM BEIJO FERNANDA

sonia disse...

Fiz o bolo, usei sucralose (não consumo açucar) e o resultado foi desastroso. Cresceu só 2 cm :)
Que pena!

sonia disse...

Reparei que não vai fermento. É isso mesmo?

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Karen, tá tudo bem por ai?

Dê noticias.

Bjao

Laranjinha disse...

Olá,

este bolo "simples" de chocolate está uma tentação.

Um beijinho.

Karen disse...

Sonia, desculpe não responder antes! Então, o bolo leva só o bicarbonato de sódio. Ele reage com o vinagre e ajuda a massa a crescer. Pode ser que a sucralose tenha influenciado o resultado...

Obrigada pela preocupação, Georgia! Já estou de volta!

J disse...

Por acaso estava procurando uma receita de bolo bem escuro, resolvi testar esta. como só tinha achocolato mesmo, diminuí o aúcar e coloquei-o em maior quantidade pra escurer sem ficar doce demais (fiz o café na cafeteira italiana, onde sai bem escuro). Só não usei o vinagre, fiquei com receio de que ficasse com 'cheiro' característico rs. mas na essência tem álcool então creio que o efeito com o bicarbonato funcionou, ele cresceu embora tenha ficado um pouco mais baixo.

Karen disse...

Juliana, o vinagre praticamente some, mas se houver receio, também pode ser usado o suco de limão. De qualquer forma, deu mais ou menos certo, não foi? rs

J disse...

hahah deu sim, acho que o fermento comum também resolve o problema rs. só falta mesmo o cacau! deve ficar melhor ainda.

Glau disse...

Karen, hello querida.
Estou preparando seu bolo e fiquei com uma dúvida sobre a medida da xícara do café. É tamanho de xícara de café ou xícara mesmo (que dá o equivalente a 200ml)?

Obrigada. Bjos, Glau

Karen disse...

Oi, Glau é a mesma xícara (200ml) que você usou para medir a farinha, o açúcar, etc., só que cheia de café feito no coador. Vou melhorar isso lá em cima para não ficar ambíguo! rs

Glau disse...

Querida, usei 100ml de café misturado com água. Coloquei um pouquinho de fermento pq li os comentários e fiquei com receio do meu bolo não crescer. Deu certíssimo! Cresceu e tá lá lindão esperando ser comido :)

Obrigada pela receita.
Bjos, Glau

Karen disse...

Que bom que deu certo, Glau! Espero que goste do sabor também! Não precisa ter medo de usar só o bicarbonato, juro que a receita funciona! rs

Glau disse...

Amei o sabor! Coloquei umas gotinhas de chocolate no meio :)

Postei no blog com os devidos créditos, tá? Bjo, Glau

Marina Maria disse...

Oi Karen, vim aqui por meio do blog da Glau, tudo bem? Queria só contar que testei esse bolo outro dia e deu super errado... =(. E olha que eu não costumo ter fracassos com bolos. Eu segui todas as medidas, mas o bolo não assava de jeito nenhum, nem depois de quase uma hora no forno. Fiquei esperando o palito sair seco, mas só saía com muita massa. Por fim ficou embatumado, sabe?

Mas vc e a Glau me animaram a tentar de novo... Beijoca!

Karen disse...

Marina Maria, então, comigo deu certo de primeira, não tenho idéia do que possa ter dado errado... :/

Tente outra vez, estou com os dedos cruzados!

Lu disse...

Oi Karen! Cheguei ao teu blog procurando no google uma receita de Falafel assado... achei uma maravilhosa aqui e resultado, estou a a horas fuçando o teu blog! hahahaha proxima semana testarei a receita do falafel, mas neste exato momento estou indo ali na cozinha testar essa receita de bolo! Espero que comigo dê certo, estou com muitaaa vontade provar!
Retornarei por aqui pra comentar como ficou o resultado... bjinhos

Karen disse...

Lu, dedos cruzados!

Lu disse...

Karen, o bolo deu certo! Delicioso, viu?! O saborzinho do café fica bem suave... muito bom. Eu confesso que fiquei desconfiada sobre não ter fermento, com medo de não crescer, acrescentei 1 colher de chá de fermento químico e deu vontade de colocar canela em pó hehehe coloquei 1 colher de chá tbm. Ficou ótimo. postarei no meu blog, com os devidos créditos tá?! beijão!

Karen disse...

Lu, que bom! Todo mundo fica desconfiado com a falta de fermento, mas é preciso ter fé! rs