(Estafei. A cozinhança do final do ano, mais a cozinhança dos últimos dias, me esgotaram, como já devem ter notado, o blog anda mais devagar. Preciso me recuperar).
Esta farofa é muito simples, fácil e, ao mesmo tempo, muito requintada. Eu a provei pela primeira vez em um resort em Ilhéus. Passamos um natal por lá há muitos e muitos anos atrás. Pegamos um pacote que incluía café e jantar, o almoço do lugar era pago e no sistema de bufê. Um bufê fraquinho.
Logo descobrimos que poderíamos pedir comida pelo menu à la carte e foi a opção que preferimos. Nós nos esbaldamos com pratos de frutos do mar. O mais engraçado era que os pratos para dois do menu saíam mais baratos do que o bufê. Vai entender. E éramos praticamente os únicos que pediam comida à la carte!
A farofa apareceu como acompanhamento de um camarão ao curry com arroz. Tudo muito bom! Não posso garantir que a receita do resort seja a mesma, mas o sabor é o mesmo. Passo uma ideia geral de como faço:
Basta derreter uma ou duas colheres generosas de manteiga em uma frigideira antiaderente, colocar a polpa de um maracujá, adicionar farinha de mandioca (quanto baste, usei uma farinha de mandioca mais flocada), temperar com sal e ir mexendo até que a farinha fique sequinha e ligeiramente tostada. O resultado é uma farofa meio azedinha, as sementes de maracujá dão uma crocância gostosa.