12.2.12

Moonwalk with Einstein - Joshua Foer



Outro livro da lista de best sellers 2011 da Amazon. Sim, gosto de listas. Antigamente tinha o projeto de ler todos os livros de uma dessas listas de "melhores livros do Ocidente" e tal, mas acho que desisti quando não consegui passar de algumas páginas do Ulisses de James Joyce

Sou mais realista hoje. Mas listas ainda me atraem. Fiquei interessada em Moonwalk with Einstein depois de ler sua sinopse, o autor é um jovem jornalista que vai cobrir uma competição de "atletas da memória" que ocorre anualmente nos Estados Unidos para uma revista e, um ano depois, participa da mesma competição e sai vitorioso.

Na ocasião, um dos participantes da competição lhe diz que qualquer um pode desenvolver sua capacidade de memorizar, basta treinar e ter disciplina. No início, Joshua se mostra cétido, mas resolve treinar para desenvolver sua memória. O livro conta a sua experiência, suas pesquisas sobre o assunto e seus encontros com pessoas consideradas excepcionais por sua capacidade de memorização.

Ele logo descobre que realmente é possível memorizar uma grande quantidade de informação empregando algumas técnicas que já eram conhecidadas desde a Antiguidade e mesmo na Idade Média, quando livros e textos eram raros e as pessoas precisavam reter informações de outra forma. As técnicas consistem basicamente em fazer associações, criar imagens e dispô-las em "palácios da memória", imagens mentais de lugares familiares ou imaginados. Por exemplo, quando alguém recebe uma lista de objetos para memorizar, pode imaginar sua casa ou a casa de algum conhecido e ir dispondo os objetos pelos cômodos, quanto mais chamativos ou extravagantes forem as associações, mais elas se fixarão na mente. Quando precisar acessar a lista, basta refazer o caminho mental pelos cômodos e os objetos estarão ali.

Já tinha ouvido falar nos tais "palácios da memória", até tenho um livro sobre o assunto escrito por um religioso vetusto em algum lugar aqui em casa, mas nunca me animei a lê-lo, pois ele me parecia extremamente chato. Já o livro de Joshua é bem escrito e informativo.

O autor prova que é possível memorizar os naipes de um jogo de cartas, poemas e vários números com disciplina e treino. As técnicas exigem concentração e permitem que determinadas informações sejam retidas de forma mais efetiva na memória, mas issso não significa que uma pessoa não se esquecerá mais de onde deixou as chaves do carro ou por que abriu a geladeira. O próprio autor concorda que não há muitas ocasiões para se empregar as técnicas de memorização na vida real agora que temos celulares, computadores, internet, etc., mas ele acha que elas tornam quem as conhece mais atento àquilo que ocorre ao redor, consequentemente, suas observações podem tornar-se mais ricas.

O livro foi traduzido para o português e manteve apenas o subtítulo: A arte e ciência de memorizar tudo. Ficou com pinta de livro de autoajuda, algo que ele não é.

.

Nenhum comentário: