Estava com vontade de testar uma técnica para remover a película que envolve os gomos das mexericas vista na NHK há algum tempo. Ela consiste em cozinhá-los rapidamente em água com um pouco de bicarbonato de sódio. Não sei exatamente o que ocorre durante o processo, mas a película vai afinando e amolecendo.
Antes e depois do cozimento |
Procurei rapidamente alguma referência na internet, no entanto, não encontrei nada (admito que não procurei o suficiente), por isso, não sei qual a proporção ideal de água e bicarbonato para otimizar o processo, preciso experimentar mais. Usei água suficiente para quase cobrir os gomos e cerca de uma colher de café de bicarbonato. Esperei a água ferver e fui virando os gomos. Retirei do fogo quando achei que estava bom, escorri e passei por um pouco de água para retirar o fundinho amargo do bicarbonato.
Os gomos devem estar limpos, sem os fiapos. (Acabei deixando as sementes). Quanto mais fina a película, melhor. Mesmo que ela não desapareça completamente, a mexerica fica bem mais fácil de comer e pode ser misturada com uma calda e usada em outras sobremesas.
Licores (com exceçção do Bailey's) duram muito aqui, esta garrafa de Grand Marnier é pré-histórica |
Fiz uma calda parecida com aquela que uso para crepes suzettes, mas usei suco de mexerica no lugar de suco de laranja. Basta juntar açúcar e cozinhar até que o líquido se reduza e fique mais espesso, o Grand Marnier entra no final. Juntei os gomos e pronto. Uma sobremesa leve. Agora, se quiser algo mais guloso, pense em um crepe, uma bola de sorvete e calda de chocolate...
9 comentários:
Nossa, Karen!!! Que interessante...
Ótica dica... Adoro crepes suzettes!!! Hummm!!!
Grande beijo, Irene
Ótima dica. Vou testar, apesar de minha paciência para tirar pele de todo tipo de coisa complicada. Abs!
Irene, :)
Wair, achei o método bem prático, especialmente para quantidades maiores de mexerica.
Tava quase comprando uma lata dessa (acho que era laranja) em calda, por não saber como fazer. Vou testar, assim que as mexericas estiverem mais doces :)
Tatiane, depois me diga se deu certo!
Isto faz lembrar as laranjas enlatadas do Japão! Com a calda de grand marnier deve ter ficado bem bom! :)
Akemi, apesar de simples, ficou bem gostoso! Nunca vi laranjas ou outros cítricos em calda...
Karen, muito interessante, porque haja paciencia, viu, rs.
Bjos
Não conhecia essa dica, bom saber :)
Postar um comentário