26.8.12

Bolo de creme azedo e geleia



Receita do Technicolor Kitchen que passou por várias cozinhas e que vi no Simples Assim. É um bolo realmente gostoso e versátil. Usei geleia de figos no lugar da geleia de cassis da receita original e por isso a cor não se destacou muito. Reduzi a manteiga à metade e achei que a massa continuou úmida e gostosa. Também tinha apenas metade da quantidade de creme de leite para preparar o creme azedo (*), completei o que faltou com leite, digamos que virou uma versão "light" do bolo.




Bolo de creme azedo e geleia


- xícara medidora de 240ml

Ingredientes:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida (usei metade)
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 xícara de creme azedo (sour cream)*
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
3/4 xícara de geleia de sua preferência ( usei de figo)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (não tinha)



Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) de 25cm de diâmetro. (Usei uma forma para bolo inglês).

Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal com um batedor de arame. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa.

Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula. Acrescente o creme azedo e a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até incorporar – a massa é bem espessa.

Separe ½ xícara de massa e espalhe o restante na forma. Com as costas de uma colher, faça uma espécie de calha no centro da massa, por toda sua extensão. Misture a geleia à 1/2 xícara de massa reservada e coloque a mistura dentro da “calha”.

Asse o bolo por cerca de 1 hora ou até que cresça e doure e as laterais se soltem da forma (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma,sobre uma gradinha, por 15 minutos, e então inverta sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.

Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.



Patrícia ensina a fazer o creme azedo:

(*) creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais.

15.8.12

Frango assado com mostarda e mel


Receita da Elise, muito boa. Ela escreve que é melhor assar o frango com a pele para que a carne não resseque, isso é verdadeiro, mas achei que havia muita gordura no molho ao final, não estou mais acostumada a assar frango com pele.

Como acompanhamento, refoguei um pouco de couscous com cenoura ralada, alho e shimeji picado.



Frango assado com mostarda e mel


1/4 a 1/3 x de mostarada tipo Dijon
1/4 a 1/3 x de mel
1  c sopa de azeite de oliva
cerca de 1,3 kg de coxas ou sobrecoxas
sal a gosto
2 galhos de alecrim fresco (ou uma pitada generosa de folhas secas)
pimenta do reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180C. Misture a mostarda com o azeite em um recipiente. Tempere com um pouco de sal e prove, corrija até que esteja a seu gosto.

Tempere o frango com um pouco de sal e coloque os pedaços com a pele para cima em um refratário. Distribua a mistura de mel e mostarda sobre eles e coloque os ramos de alecrim. 

Asse por cerca de 45 minutos ou até que ao picar a carne com um garfo, o caldo saia claro. Retire do forno e tire o excesso de gordura com uma colher. (Asse com a pele para evitar que a carne resseque e fique mais suculenta).

Polvilhe com pimenta moída na hora antes de servir. 

13.8.12

Pão semi-integral com linhaça


Bem, há pão mesmo sem panificadora afinal de contas. Tenho me virado sem ela (para quem não se lembra, minha panificadora pifou). Usei esta receita, achei bem simples e prática. Substituí uma xícara de farinha normal por integral e adicionei um pouco de sementes de linhaça.



Pão semi-integral com linhaça

3 x de farinha (substituí uma xícara por farinha integral)
1/2 x de leite
1/2 ou 1/3 x de água quente (o suficiente para obter uma massa fácil de manusear, usei 1/2 x)
4 c sopa de manteiga derretida (50 g), ou margarina ou óleo (usei azeite)
2 c sopa de açúcar
1 1/4 c chá de sal (usei menos)
2 c chá de fermento biológico instantâneo seco

Misture o leite frio com a água quente para obter uma mistura morna.
Coloque todos os ingredientes em um recipiente grande e misture até que a massa comece a se desprender dos lados do recipiente. (Eu misturei primeiro o fermento na mistura líquida morna junto com o açúcar e deixei descansar uns 5 minutos antes de adicionar os demais ingredientes). Transfira para uma superfície ligeiramente untada com óleo, unte também as mãos e sove a massa por cerca de 6-8 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Coloque a massa em um recipiente levemente untado com óleo, cubra com um pano de prato e deixe crescer por cerca de 1-2 horas dependendo da temperatura ambiente. 

Molde o pão sobre uma superfície untada com óleo, coloque-o em uma forma para bolo inglês. Cubra a forma com filme plástico (não é necessário firmá-lo) levemente untado com óleo e deixe crescer por cerca de 1 hora, ou até que a massa suba um pouco acima da borda da forma. (Eu cobri apenas com um pano de prato).

Asse por 30-35 minutos, ou até dourar.  



6.8.12

Passeio rápido - Campos do Jordão


Foi um convite gentil da minha sogra. Chegamos no final da tarde de sexta e saímos domingo pela manhã logo após o café para não pegarmos trânsito. Apesar de ouvir muito falar, não conhecia a cidade. O hotel ficava em um local bastante agradável e tranquilo um pouco afastado do centro.  


Descemos uma vez para ir até a Baden Baden e depois para tomar um chá, coisa rápida. Era final de semana e havia muita gente nas ruas, bares e lojas, a cidade parecia um shopping a céu aberto. Achei ótimo ter pensão completa para não ter que procurar um lugar para comer à noite.


Gostei bastante da atmosfera do hotel, muito verde, muitas flores. Nossas vizinhas de quarto falavam alto e ouvíamos tudo (esse parece ser um mal que nos persegue), mas tirando as paredes finas, quando todos estavam dormindo, o silêncio era completo.


Foi bom. Pude sair da rotina. Se tivesse mais tempo e estivesse no meio da semana, gostaria de dar voltas pelos arredores para visitar algumas atrações.

(Com exceção das últimas fotos, as demais foram todas tiradas no hotel).