Ou será que são legumes gratinados com bacalhau? Acho que depende da proporção dos ingredientes. Desculpem, mas ando sem paciência para anotar quantidades e medidas exatas. O que fiz foi levar abobrinhas, pimentão vermelho e cebolas fatiados e temperados com sal, pimenta e azeite para assar até que ficassem macios. Retirei do forno e juntei algumas batatas cozidas inteiras em água e sal, descascadas e cortadas em fatias meio grossas. Adicionei o bacalhau em pedaços já demolhado (deixado de molho, aferventados, sem pele ou espinhas, o de sempre), misturei tudo com cuidado e corrigi o tempero juntando uma pouco mais de azeite. Coloquei a mistura em um refratário e cobri um um molho branco (manteiga, farinha, leite, noz moscada, sal) ao qual havia juntado meio copo de requeijão. Polvilhei parmesão ralado e levei ao forno para gratinar.
Legumes podem ser variados, proporções podem ser variadas, mais requeijão e mais queijo podem ser adicionados. Costumo usar um molho branco com uma consistência não muito firme para que o resultado final após o forno seja mais cremoso.
Ficou gostoso, mas mudaria algumas coisas: ao invés de levar a cebola para assar junto com os outros legumes, eu a teria refogado em azeite com um pouco de alho picado e o bacalhau, temperando tudo com sal e pimenta antes de juntar aos legumes assados. Também teria assado as batatas cortadas em cubos temperadas com sal, pimenta e azeite, ao invés de cozinhá-las, achei que ficaram meio sem graça cozidas.
4 comentários:
eu mudaria o bacalhau, e ficaria só com os legumes mergulhados no molhinho...
minha alma é muito vegetariana, viu... :D
Quéroul, funciona só com os legumes também! rs
Minha alma anda bem carnívora... tsc, tsc!
Fiquei com água na boca.
Bjos
Georgia, dá para encontrar bacalhau fácil por aí?
Postar um comentário