É tempo de mangas. A mangueira de casa continua nos agraciando com muitas frutas, no entanto, tenho a impressão de que a árvore está secando, galhos estão caindo e às vezes acho que seria mais seguro cortá-la, mas sempre hesito.
Fiz chutney usando uma manga e meio abacaxi que estava um pouco ácido. Ficou bom. Chutney é algo muito simples de fazer e caro para comprar. Gosto de consumi-lo com carne de porco assada, também fica gostoso com frango ou peru. Ele também pode ser usado para incrementar sanduíches que levam as mesmas carnes. Algumas pessoas misturam maionese e usam como tempero do coleslaw, a salada de repolho, ainda não experimentei, mas parece interessante.
Já publiquei receitas de chutney só de mangas e também feito com maçãs. Invariavelmente, ele sempre leva uma fruta, açúcar, gengibre, vinagre e especiariais, estas últimas podem variar muito: curry, canela, pimenta, cravo, cominho, cúrcuma, enfim, uma variedade bem grande. Várias receitas também levam passas. Acho que foi a primeira vez que usei curry. Pique bem o abacaxi se não quiser que fique muito "pedaçudo".
Fiz meia receita. Daqui.
Chutney de abacaxi e manga
2 c sopa de óleo
1 c chá de pimenta calabresa em flocos
1 cebola picada
um pedaço de gengibre com cerca de dez centímentros descascado e bem picado (usei menos)
1 pimentão amarelo picado (usei vermelho)
3 mangas maduras grandes, descascadas, separadas do caroço e cortadas em cubos
1 abacaxi pequeno descascados e picado
1/2 x de açúcar mascavo (ou demerara)
1 1/2 c sopa de curry em pó (se preferir, reduza a quantidade para que fique a seu gosto)
1/2 x de vinagre
Aqueça o óleo em uma panela grande. Adicione a pimenta calabresa, quando começar a fritar, adicione a cebola. Abaixe a temperatura, tampe e cozinhe até que fique macia mexendo de vez em quando. Aumente a temperatura para média, adicione o gengibre e o pimentão. Mexa e deixe refogar por cerca de 2-3 minutos. Junte as frutas, o açúcar, o curry e o vinagre. Deixe cozinhar em temperatura baixa por cerca de 30 minutos, mexa de vez em quando. Espere o chutney esfriar completamente e conserve na geladeira em recipientes bem fechados.
6 comentários:
A primeira vez em que comi chutney foi em Penedo,numa daquelas casas de produtos artesanais. Fiquei fã. Já fiz em casa, e o resultado foi muito bom. É um "coringa" para agregar a certas refeições, e transforma uma simples janta ou lanche numa festa!
Abraço,
Sônia
Adoro manga! Fiquei bem tentada a fazer .... ;)
Sonia, é fácil fazer chutney, não é mesmo? Gosto muito de servir como acompanhamento de algumas carnes.
Taís, experimente!
Nunca fiz e nunca comi, mas este ano deram-me como prenda e irei experimentar!
Bom ano 2014, bjs
Susana
Oi amiga,
FELIZ 2014!!! Com muita saúde, paz, sabedoria e muitas unhas coloridas!!!
Eu tirei alguns dias para descansar e agora estou de volta...
Devo ter perdido muitas novidades MARAVILHOSAS como essa... ADOREI!!!
Grande beijo, Irene
Feliz ano novo, Susana! Faça sim, acho que vale a pena!
Irene, feliz ano novo! Obrigada pela visita!
Postar um comentário