15.1.14

Polenta com alecrim



A polenta durinha nunca me atraiu, nem mesmo frita, então, ter gostado desta receita é algo realmente inédito. Comi algumas colheradas enquanto estava quente, grelhada em uma frigideira depois de fria e, quase no final, cortada, empanada em ovo e farinha de rosca e assada (minha versão favorita). Mas não se trata de uma receita qualquer, ela é generosa em todos os sentidos, leva parmesão, creme de leite, manteiga e azeite. Nada light, mas fica deliciosa!

Se quiser cortar um pouco das calorias, reduza a quantidade de manteiga ou substitua parte do creme de leite por leite.

Fiz metade da receita, ela ficou um pouco fina porque usei uma forma maior do que deveria. Na foto acima, cortei antes de esfriar, por isso, o corte não ficou muito bonito. Abaixo, empanado e assado. Daqui.



Polenta com alecrim


100g de manteiga sem sal 
1/4 x de azeite 
1 c chá de alho picado (3 dentes)
1 c chá de pimenta calabresa em flocos, ou a gosto
1 c chá de folhas de alecrim picadas
1/2 c chá de sal, ou a gosto
1/2 c chá de pimenta do reino
3 x de caldo de frango (*) 
2 x de creme de leite
2 x de leite
2 x de fubá (usei kimilho)
1/2 x de um bom parmesão ralado
farinha, azeite e manteiga para fritar

(*) Preferencialmente feito em casa, quando tiver restos de frango assado, cozinhe com aipo, salsão, cebola, cenouras, alho e água, coe e congele para usar quando precisar. Prefiro usar água a usar o cubo pronto, mas se preferir usá-lo, reduza o sal da receita.

Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela grande. Adicione o alho, a pimenta calabresa, o alecrim, o sal, a pimenta do reino e frite por um minuto. Adicione o caldo de frango, o creme de leite, o leite e espere ferver. Retire do fogo e vá polvilhando o fubá enquanto mistura. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre por alguns minutos até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo, adicione o parmesão e coloque em um refratário de cerca de 22x30cm. Alise a superfície com uma espátula e refrigere até esfriar e ficar firme.

Quando for servir, corte em pedaços, polvilhe um pouco de farinha, frite em uma frigideira com 1 c sopa de azeite e 1 c sopa de manteiga e doure dos dois lados e o interior seja aquecido. Faça isso aos pouco e adicione mais manteiga ou azeite conforme haja necessidade.

Nota: Eu simplesmente grelhei em uma frigideira antiaderente. Se preferir, você também pode passar no ovo batido, empanar com farinha de rosca, colocar em uma forma untada com óleo ou azeite e assar até dourar. Vire uma vez para dourar dos dois lados.