6.11.05

Alcachofra Recheada


A festa de aniversário de minha avó foi uma boa oportunidade para rever alguns de meus primos e tias. Como eu previa, surpreendi-me com o efeito dos anos. Os primos de que me lembrava como crianças são adultos e meus tios estão com mais cabelos brancos... Também matei as saudades de alguns pratos que só como nessas ocasiões, como o croquete de carne, uma instituição de família; a carne assada de uma de minhas tias, supermacia, deixada no forno por várias horas... Meu Bolo Pudim ficou igual ao da receita da Garoto, só que achei a parte do bolo um pouco pesada, poderia ser mais leve ou aerada.

Chegando em casa, preparei o jantar, mais alguns filés, cuscuz e alcachofras. Adoro esta receita de alcachofra recheada, ela é simples e gostosa, algum dia eu a vi em uma revista e sempre a repito. Muita gente tem um certo receio de comprar esse vegetal, na verdade, uma flor, o botão da planta, mas seu preparo é simples.

Para começar, corte a haste da alcachofra bem na base do botão, pegue uma faca bem afiada e corte as pétalas (bem, acho que são pétalas) retirando toda a ponta, depois, pegue uma tesoura e corte as pontas das pétalas que sobraram.


Em seguida, coloque em uma panela com água e cozinhe até que a base fique macia (espete com um garfo). O próximo passo é retirar o miolo da flor, use uma colher e vá raspando aqueles fiozinhos espinhudos com cuidado.

Você pode comer a alcachofra dessa maneira, temperando com um molho para salada. Aqui em casa, comemos alcachofras usando as mãos, vamos retirando as pétalas uma a uma começando pela base e comemos sua parte carnuda. A base, a parte mais gostosa, é deixada para o fim. Eu costumo recheá-la com uma mistura de pão amanhecido esmigalhado (ou farinha de rosca), salsinha picada, parmesão ralado, um pouco de cebola bem picada, sal e azeite (apenas para umedecer a mistura). Coloco no forno apenas para dar uma leve gratinada, como na foto.

4 comentários:

Valentina disse...

Que coincidencia.Estava assistindo a um programa no sabado em que um chefe ajuda uma mulher a preparar almoco pros amigos. E tinha alcachofra.Me deu vontade de tentar pois nunca fiz.Dai venho ver as tuas fotos, lindas, maravilhosas.

Julia D.D disse...

Surpreendeu-me as fotos ! Além de lindas, super explicativas!
leio teu blog há um tempo e sempre é um grande prazer.
Adoramos tuas receitas!

Julia D.D

Karen disse...

Obrigada pelas visitas e pelos elogios, Julia! Fico sempre muito feliz quando alguém gosta do blog! Ele é só uma gotinha na blogosfera, mas é bom saber que há quem o visite e aprove!

Beijos!

senir silverio gonçalves disse...

obrigada pela receita pratica pois

eu tinha algumas duvidas quanto aos

espinhos e a forma de limpar as al

cachofras e agora eu entendi muito

bem 100 nenhuna duvida.....