5.2.11

Salpicão de frango defumado


Gosto mais de salpicão de frango defumado do que do salpicão feito com peito de frango cozido e desfiado, pois a carne é mais saborosa. Outro ponto a favor do frango defumado é que o salpicão fica ótimo com frutas. Geralmente uso maçãs, mas dá para adicionar uvas frescas sem sementes, manga, abacaxi, etc.  É um prato cheio para quem gosta da combinação doce-salgado.

Acho que não há UMA receita de salpicão. Cada um faz com os ingredientes de que gosta e tempera como quer, eu misturo a carne (desfiada ou cortada em cubinhos) com passas, maçãs descascadas, picadas com algumas gotas de suco de limão, cenoura ralada, maionese e creme de leite (mais ou menos na mesma proporção) e tempero com sal, pimenta e azeite. Bem simples.

Há quem adicione aipo picado, batatas cozidas, ervilha, milho, azeitona, etc. É possível sustituir o creme de leite por iogurte e também há quem sirva com batata-palha. Enfim, muito versátil.

5 comentários:

Quéroul disse...

não gosto das frutas no salpicão, mas gosto da uva passa e de nozes. e salsão, nhaaaaam.
salpicão só com salsão, senão é saladinha sem graça. :)

=**

Karen disse...

Quéroul, salsão é algo que ainda me divide, como, mas não morro de amores...rs

Anônimo disse...

hummm tá com uma cara ótima o seu salpicão. ainda não experimentei com creme de leite nem iogurte. a ver.
madoka

Karina disse...

Realmente, o frango defumado realça o sabor no salpicão. Mas não gosto com outras frutas, não. Prefiro só com maçãs. Beijos

Karen disse...

Madoka, a ideia é substituir um pouco da quantidade de maionese e dar mais cremosidade ao salpicão.

Karina, eu tenho um fraco pela combinação doce-salgado, mas geralmente também faço só com maçãs.