30.8.11

Flan de doce de leite


Apesar de ser chamado de "flan" é um verdadeiro pudim. (Afinal, qual a diferença entre os dois?). De qualquer forma, ficou muito gostoso. Lembra muito um pudim de leite condensado, mas ele ficou mais escuro e com um fundo de doce de leite (que talvez ficasse mais pronunciado se tivesse usado menos leite). Preciso fazer mais testes variando as proporções de leite, ovos e doce de leite. Talvez substituir parte do leite por creme de leite também dê samba. Mas não posso reclamar, gostei bastante. Peguei uma  receita do Clarín, pois os argentinos entendem de doce de leite. :)

Usei uma lata de doce da Nestle (o da Moça), queria algo bem espesso. Rendeu cerca de 370g, reduzi o açúcar para 100g e ficou perfeito. Preparei como se fosse um pudim normal, bati todos os ingredientes no liquificador sem aquecer o leite (mas, pensando bem, não teria sido má ideia dissolver o doce no leite quente antes de fazer isso).







Flan ou pudim de doce de leite


750ml de leite
350g de doce de leite (usei o conteúdo de uma lata, cerca de 370g)
6 ovos
150g de açúcar (usei 100g)



Aqueça o leite sem deixar ferver, adicione o doce de leite e mexa até que ele se dissolva.

Misture os ovos com o açúcar, incorporando o leite em duas partes, mexa bem após cada adição. (Eu simplesmente bati tudo no liquidificador, sem aquecer o leite. É uma quantidade grande de líquido, bata  os ovos e o doce com menos leite e adicione o restante no final para evitar transbordamentos)

Verta a mistura em 8 formas individuais carameladas ou 1 forma para pudim grande caramelada (*). Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a dentro de uma forma maior com água quente para assar em banho-maria. Forno à 160C por 30-45 minutos. (Assei à 200C por uma hora, pois usei uma forma grande, isso pode variar de forno para forno, asse calculando o tempo que normalmente usa para um pudim).
 
Retire do forno depois que amornar, deixe na geladeira e desenforme na hora de servir.

(*) Eu apenas derreto cerca de 3/4 x de açúcar em uma panela, derramo o caramelo na forma e espalho o máximo possível no fundo e nas laterais com uma espátula antes que ele endureça.


10 comentários:

Ana disse...

Hummm...,pudim é mesmo uma perdição...
Penso que se fizermos a receita do pudim tradicional de leite moça só trocando por 1 lata de doce de leite aí deve ficar com gosto mais apurado terá menos leite...é uma idéia!
Bom dia t+.

Edna Sugiuchi disse...

Adoro flan e pudim! São doces que não tem erro, nunca ficam ruins e a maioria das pessoas gosta! Acho que vou fazer um, vc me inspirou hj!!! bjs

banzai disse...

vou anotar a receita e fazer no final de semana para as crianças que vem brincar em casa com os meninos. Vou reduzir o açúcar pois os doces, bolos e sucos brasileiros, são bem mais doces que os japoneses, bom é o que eu acho.
madoka

Nane Cabral disse...

Nossa, que pudim lindo! essa foi para a gente ficar morrendo de vontade... rs... Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Ana disse...

Nossa, que lindo seu pudim Karen! E parece estar lisinho (sem furos! eu odeio os furinhos, haha!!).
Esse meu marido iria adorar, ele gosta muito de pudim, eh um formigo!
Ana

Karen disse...

Anakoelho, eu também pensei nisso, acho que ficaria mesmo com mais gosto de doce de leite.

Edna, essas inspirações são perigosas...rs

Madoka, eu também acho, detesto doces muito doces. Os doces japoneses têm sabor bem suave.

Nane, é só fazer, não precisa ficar na vontade não! ;)

Ana, eu nunca consegui fazer os furinhos! Dizem que é preciso bater os ovos mais tempo, acho que não tenho paciência suficiente!

Eduarda disse...

Assim não vale...
Se gostas assim tanto de pudins tens de experimentar o "Pudim Abade de Priscos". É iguaria da minha cidade e é divino, um pecado.
Cá nos melhores restaurantes é sobremesa indispensavel. Se conseguir a receita passo para ti, queres?

Quéroul disse...

ai, eu gosto tanto de pudim. vou pedir pro meu pai fazer essa versão de doce de leite. em casa, o pudinzeiro é ele. :)

Karen disse...

Dadinha, acabei de dar uma olhada em algumas recetias desse pudim. Acho que gostaria de prová-lo, mas não tenho certeza sobre fazê-lo. Assim mesmo, obrigada pela oferta. :)

Quéroul, peça sim!

ANDRÉA disse...

Putz!tive uma sorte e tanto de conhecer um cantinho tão gostoso!!!!
Obrigada
http://andreaarteva.blogspot.com