12.10.12

Das garrafas


Se há algo que não consigo fazer com muita facilidade, é jogar garrafas, latas e vidros usados fora. Moro longe dos centros de coleta para reciclagem e mesmo que fosse juntando os vidros para levá-los até lá, o O. provavelmente não gostaria da ideia de encher o carro com "lixo". Mas meu apego por garrafas e potinhos nem sempre está relacionado a valores ecológicos, muitas vezes, ele é puramente estético. Acho algumas garrafas e latas bonitas e acabo conservando algumas para usá-las como vasos ou simplesmente deixá-las em uma estante. Como seu número foi crescendo e temi que o O. acabasse jogando tudo fora para abrir espaço para suas novas aquisições, botei tudo dentro de uma caixa na esperança de um dia ter espaço para elas. 

Para minha alegria, tenho visto muitos sites e blogs de DIY ("do it yourself", "faça você mesma") americanos em que vidros de conserva são usados como copos para servir coquetéis e sobremesas, ou como vasos de centro de mesa, e me senti vingada, afinal, sempre usei os copos de requeijão e nunca entendi a razão de jogar bons vidros  e latas fora quando tanto trabalho e material foi empregado na sua elaboração. E, convenhamos, quando você compra um produto, não paga apenas pelo conteúdo, mas também pela embalagem. 

Além do aumento da consciência ecológica, os americanos estão em uma situação que não permite desperdícios e exige criatividade para driblar gastos supérfluos, por isso, atualmente é "trendy" reciclar, usar caixas de frutas como mesinhas, botar um laço no vidro de geleia e enchê-lo de flores quando há festas, acho essas soluções muito racionais, além disso, algumas ideias são encantadoras. Não sei se isso funcionaria por aqui, pois ainda estamos na fase em que consumir é essencial e tudo deve ser novo e vistoso, mas tenho minhas esperanças.

Infelizmente, ainda jogo muita coisa fora por questões de espaço, mas quero melhorar.


2 comentários:

TINA disse...

Karen, também tenho esta dificuldade ainda bem que não estou sozinha nessa!!
Por falta de espaço coloquei tudo nas janelas que tem tela(devidamente tampadas)decora e me avisa que algum dos meus gatos está lá por causa do barulho.
Tenho garrafas lindas que uso para colocar flores,velas,galhos e por ai vai.!!
Altina

Karen disse...

Altina, ah, garrafas! Algumas são tão lindas, né? Difícil jogar fora.