Adoro essa combinação de massa semelhante a da pizza com cebolas caramelizadas e o salgado das anchovas. Tenho uma versão feita com sardinhas aqui, mas, como compramos uma lata gigante de anchovas, fiz a versão original usando uma receita do livro Around My French Table da Dorie Greenspan. A massa é muito boa, substituí 1/4 da farinha por semolina para dar mais crocância.
Seis cebolas podem parecer muito, mas seu volume diminui bastante enquanto cozinham devagar. O duro é não lacrimejar sobre a bancada na hora de fatiá-las.
Pissaladière
Massa:
1 1/4 x de farinha (substituí esse 1/4 por semolina)
1 c chá de sal
1 c chá de açúcar
2 c chá de fermento biológico instantâneo seco
1/3 x de água morna
2 c sopa de azeite
1 ovo grande à temperatura ambiente
Cobertura:
2 c sopa de azeite
6 cebolas médias cortadas ao meio e fatiadas fino
1 galho de tomilho
1 folha de louro
cerca de 12 filés de anchova conservadas em óleo
sal e pimenta a gosto
cerca de 12 azeitonas pretas
Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela grande. Misture o fermento com a água morna e, quando este se dissolver, adicione o azeite e o ovo, mexa. Faça um buraco no meio da farinha e derrame essa mistura. Mexa até obter uma massa grosseira. Coloque-a sobre uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos ou até que fique macia. Limpe a tigela, unte com um pouco de óleo, coloque a massa aí dentro e vire-a até que ela fique envolvida pelo óleo. Cubra e deixe em um lugar mais quente por uma hora ou até dobrar de volume.
Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura. Aqueça o azeite em uma panela grande (antiaderente, se possível) em fogo baixo. Coloque as cebolas, o tomilho e a folha de louro, misture tudo e cozinhe, mexendo com frequência, até que as cebolas fiquem translúcidas, macias e douradas (cerca de 45 minutos). Enquanto as cebolas cozinham, pique seis anchovas. Depois que elas cozinharem, retire a panela do fogo, junte as anchovas, que se dissolverão na mistura de cebolas, e tempere com sal e pimenta. (Eu acho o sal das anchovas suficiente). Reserve. (A mistura pode ser mantida em panela coberta à temperatura ambiente por algumas horas e um dia dentro da geladeira).
Preaqueça o forno à 210C. Forre uma forma grande com papel manteiga (ou polvilhe um pouco de farinha).
Pressione a massa para retirar o ar, coloque-a sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 5-10 minutos. Abra até que fique com cerca de 25x36cm. Transfira para a forma e cubra com a mistura de cebolas deixando cerca de 2cm da borda da massa livres.
Asse por 20 minutos ou até que a massa doure. Retire do forno, decore a superfície com as azeitonas e o resto das anchovas e asse por mais 5 minutos ou mais, apenas para aquecer o que foi adicionado. Sirva quente, morno ou à temperatura ambiente. (Com uma salada para uma refeição leve).
2 comentários:
Ficou maravilhosa, bjs
Obrigada, Susana!
Postar um comentário