30.4.09

Pão de aveia

Gostei muito desta receita de pão de aveia do Allrecipes. Entretanto, fiz algumas modificações, ao invés de 3 x de farinha normal, substituí uma delas por farinha integral e também adicionei sementes de girassol à massa. Amassei na máquina e assei em uma forma de bolo inglês. Rendeu um pão grande e muito saboroso.


Pão de aveia

1 1/4 x de água morna
2 c sopa de manteiga
1 c chá de sal
2 x de farinha
1 x de farinha integral
1/2 x de aveia
2 c sopa de açúcar mascavo
1 1/2 fermento biológio instantâneo seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão na ordem indicada pela fabricante e escolha a função desejada.

29.4.09

Bolo de cebola

Eu sei, eu sei, ando ausente, não tenho cuidado do blog, mas estou estudando para ter "um futuro melhor" e preciso escolher o que podar de vez em quando para juntar mais tempo. Perdoem-me por isso (e por nem sempre responder aos comentários), mas, como escrevi antes, sempre que der, volto aqui.
Fiz esta receita há muito tempo, é uma receita publicada no Rainhas do Lar, um bolo de cebola, se a memória não me falha, fiz metade da receita e assei em uma forma de bolo inglês, ele ficou baixinho. Achei bom como acompanhamento, se fizer a receita toda, dá para deixar na geladeira e juntar com o que mais estiver lá dentro para um refeição rápida.

Bolo de cebola

Refogue 3 cebolas picadas e 3 tomates sem pele sem sementes também picados. Tempere com sal, pimenta (pode ser calabresa), acrescente salsinha e cebolinha picados e reserve.

No liquidificador bata 3 ovos, 1/2 xícara de maizena, 1/2 xícara de farinha de trigo e 1 colher (sopa) fermento em pó. Junte a mistura ao refogado de cebola e misture bem.

Agora é só colocar em forma de buraco, untada e enfarinhada e levar ao forno médio por 20 minutos até dourar.

14.4.09

Manjar branco

Eu sei que ando sumida, mas preciso de tempo para colocar o barco em movimento... Mas continuo por aqui e procurarei publicar algo no blog quando tiver um tempo livre, como esta receita de manjar branco que vi no Paprika na feijoada. Fiz algumas reduções de quantidades porque as latas de creme de leite, leite condensado e leite de coco vendidas nos mercados daqui parecem ter medidas diferentes daquelas usadas pela Odete.

Manjar branco

1 lata (440g) de leite condensado (usei uma lata de leite moça, a quantidade é menor)
1/2 litro de leite integral
1/2 litro de creme de leite fresco (também usei uma lata, cuja quantidade é menor, completei com leite)
250ml de leite de coco
5 col. (sopa-bem cheias) de amido de milho
1 xic. de coco ralado, fino ou grosso (uso seco, integral, sem adição de açúcar)

Preparo:

Primeiro misture o coco seco com o leite de coco e deixe hidratando por uns 20 minutos.
Depois junte todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, misture bem e leve ao fogo brando sem parar de mexer com um batedor de arame (whisk) até estar cozido e cremoso. (Ter o cuidado de cozinhar bem para evitar que fique com gosto de amido cru). Despejar o creme numa forma, previamente untada bem levemente com óleo de canola (ou outro óleo neutro em cheiro de sabor) e passada ligeiramente por agua fria. (isso ajuda a desenformar o doce sem quebrá-lo).
Cubra com filme plástico tocando toda a superfície do creme - isso evita formação de película mais dura.
Leve a geladeira por no mínimo 4 horas, ou overnight.
Para desenformar ou transferir ao prato de servir, passe uma faca fina pelas bordas da forma antes de virar o manjar sobre o prato.

Sirva com ameixas em calda. (Fiz metade da receita e usei ameixas inteiras, mas achei que levou mais tempo para a calda encorpar).

Ameixas em calda:

400g de ameixas secas sem caroços
1/2 litro de agua filtrada
1/2 xic. de açúcar cristal grosso
1 pau de canela

Coloque as ameixas na água até estarem hidratadas. Junte o açúcar e pau de canela e leve a ferver por 10 minutos. Deixe esfriar para servir, ou sirva quente sobre o doce frio.