29.1.10

Carne com soja

Primeira postagem do ano.
Fazia tempo que não colocava nenhuma receita por aqui. Estou estudando para tentar realizar um antigo sonho, por isso cortei meu tempo na internet. Sobre o sonho, ele ainda vai levar tempo, não foi este ano que ele se realizou. Vou estudar ainda mais um ano e as postagens continuarão esporádicas, mas estou bem, apesar de ilhada, isso mesmo, ilhada! O condomínio onde moro está isolado há três dias porque a única estrada que chega até aqui está debaixo d'água, algumas casas construídas em nível mais baixo foram inundadas. Estamos esperando que a água escoe, mas esse processo está levando tempo, já é a quinta vez que isso ocorre desde dezembro, mas nunca demorou tanto para podermos usar a estrada. Felizmente ainda temos comida e água para mais alguns dias. Assim que pudermos sair vamos repor nossos estoques... Chuva demais, zona rural perto de um rio, má receita...

Más notícias à parte, a receita abaixo é da NHK, vi no começo da semana e resolvi fazer. Adorei, tem gosto de comida caseira, ficou perfeito com arroz branco japonês.

Carne com soja

200g de soja cozida
200g de carne de porco moída (pode ser de boi ou frango, usei esta última)
200g cebola picada
óleo
1/4 x de shoyu
1/4 x de ketchup
1 1/2 c sopa de açúcar (coloco menos para não ficar tão adocidado)
1 1/2 c sopa de molho de pimenta (ou a gosto)

Refogue a cebola em uma panela antiaderente com pouco óleo, adicione a carne e cozinhe, misturando, até que ela mude de cor. Adicione a soja cozida e os temperos restantes. Cozinhe até que o líquido evapore. Sirva com arroz branco.