22.11.05

Bolo Inglês

Continuo a explorar o “Petit Larousse de la cuisine” com o qual minha sogra me presenteou. Esta é uma receita honestíssima de bolo inglês, fiz só com frutas cristalizadas, mas é possível variar bastante. Gostei mais dele hoje do que ontem, o que é um bom sinal, pois o maior defeito de um bolo é ser delicioso depois que sai do forno e começar a ficar ressecado no dia seguinte!


Bolo inglês



Ingredientes (para uma forma de bolo inglês):

100g de uvas passas
100g de frutas cristalizadas
1 taça de licor de rum
175g de manteiga (temperatura ambiente)
125g de açúcar
3 ovos
270g de farinha
1 c. sopa rasa de fermento
1 pitada de sal

 
Preparo:
Lave as passas, deixe-as macerar no rum com as frutas cristalizadas.

Acrescente o açúcar pouco a pouco à manteiga misturando sempre, adicione o sal. Trabalhe a mistura até que fique bem homogêneo. Coloque os ovos um a um. Adicione a farinha de uma só vez.
Escorra as frutas e as passas, passe-as por um pouco de farinha (cerca de 2 colheres de sopa) para que não fiquem no fundo do bolo. Adicione-as à massa junto com o rum em que foram maceradas. Acrescente o fermento e misture bem.

Preaqueça o forno à 210 C.

Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untado e forrado com papel manteiga, ela deve preencher somente 2/3 da forma.

Asse à 210 C por 10 minutos, depois reduza a temperatura à 150 C e asse por mais 35 minutos.
Desenforme após retirar do forno e deixe esfriar.

Dica: Você pode diminuir a quantidade de açúcar para 100g e adicionar 2 colheres de sopa de mel, além de substituir as passas e as frutas por cerejas ou nozes...

Um comentário:

Ana disse...

Seu bolo esta muito bonito Karen! Adoro a textura de bolo ingles!
Ana