3.1.06

Bolo caramelado de mangas



Este bolo é do blog Pecado da Gula, substitui as bananas da postagem original por mangas (como já disse, a mangueira aqui de casa está carregada e estou tentando dar conta das frutas). Gostei da massa, ela não leva nenhum tipo de gordura (manteiga ou óleo), mas cresce bastante, seguindo o conselho da Akemi, fiz metade da receita da massa para ter um bolo mais baixo, usei uma assadeira redonda pequena (23 cm de diâmetro)


Estou postando a receita como está no blog:


BOLO CARAMELADO DE BANANAS

Calda:

Coloque 1 xícara de açúcar numa panela e leve ao fogo para caramelar. Vá juntando água de colher em colher até ficar uma calda nem fina nem grossa. Espalhe essa calda no fundo de uma assadeira média e espalhe fatias de banana cortadas no comprimento. Reserve.


Bolo:

4 ovos separados

8 colheres (sopa) água

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) fermento em

Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Numa outra tigela, bata as gemas com a água até ficar uma mistura crescida e esbranquiçada. Junte o açúcar aos poucos. Desligue a batedeira e peneire a farinha com o fermento sobre essa mistura. Misture com cuidado. Junte as claras em neve e misture delicadamente Despeje a massa sobre as bananas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC por 30~40 minutos ou espetando um palito, este saia limpo. Espere amornar para desenformar.


8 comentários:

Valentina disse...

Amo receitas com frutas. Tinha visto esta receita da Clarice e tinha gostado muito dela. Agora então deu mais vontade de fazer.Bjs

Akemi disse...

Karen, você fez o bolo!!! Nossa, com manga deve ter ficado uma delícia! Tá lindo!

Karen disse...

O bolo ficou muito bom, como a manga tem bastante líquido, ela ficou bem úmida.

Karen disse...

Akemi, finalmente acertei a calda, não mexi com a colher, mas usei um método um pouco diferente. Deixei o açúcar caramelar e coloquei 3/4 de um copo de água de uma só vez na panela e esperei o caramelo derreter e ficar com a consistência desejada.

Anônimo disse...

Menina, você é uma sortuda, adoro mangas, e aqui são tão caras.
Sabe quando estive gravida o meu desejo foi comer mangas. Comi 2 mangas as 4 h da manhã, souberam-me tão bem, nunca mais comi nenhuma com igual sabar. Beijos

Karen disse...

Conceição, aqui no Brasil é época de mangas, há mangueiras carregadas em todos os lugares no meu bairro. As crianças jogam pedras nas árvores para derrubarem as frutas!
Foi um desejo bem particular esse de comer mangas! :-)

daniela disse...

Mais uma espreitadela no seu delicioso blog, e eu não resisti a experimentar essa receita. Adoro esses bolos que levam fruta e caramelo.
Fiquei curiosa para ver essa massa tão simples e fiz. Foi domingo passado. Fiz com abacaxi. Em fatias bem fininhas. Mais uma vez adorámos!!! Essa massa ficou linda, cresceu bastante. E pensar que não leva gordura, ainda soube melhor! Obrigada. Beijinhos da Daniela, na Ilha da Madeira , em Portugal.

Karen disse...

Oi Daniela! Desta vez o mérito é todo da Akemi do Pecado da Gula que passou esta ótima receita para a gente! Beijos!