31.3.07

The curtain - Kundera

Milan Kundera é o autor de vários romances em Tcheco e em francês, entre eles, "A insustentável leveza do ser", que foi filmado. The Curtain é um livro de ensaios sobre a literatura do ponto de vista do autor. Neles, Kundera fala da relação de suas experiências como um emigrado tcheco em outro país, no caso, a França, e a sua obra, bem como da relação da obra de vários de seus autores favoritos (Rabelais, Cervantes, Fielding, Flaubert, Tolstoy, Hermann Broch, Franz Kafka, entre outros) com a sociedade em que vivem. A forma como cada um deles conta uma história, como ela se torna bem sucedida e completa em si mesma, sobre o que cada uma delas nos traz, também são tópicos abordados.

Apesar dele não negar suas origens e trazer a Tchecoslováquia em seu sangue e em sua memória, ele parece detestar quando as pessoas o definem como "o exilado tcheco", de fato, é uma generalização e, como qualquer generalização, ela é empobrecedora. Questões pessoais do autor à parte, os ensaios são bem variados, alguns são brilhantes, outros, nem tanto.

Adoro ler o que os escritores têm a dizer sobre a literatura e sobre os autores de que gostam, acho que é algo muito mais enriquecedor do que ler obras de teoria literária que, como Kundera diz, costumam propagar banalidades.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, gostei muito do seu site, as receitas são ótimas.

Eu também tenho um site de culinária onde os usuários podem enviar as receitas e fotos e fazer comentários. O nome do site é Casa das Receitas, casadasreceitas.com.br.

Seria um prazer se você quisesse cadastrar as suas receitas no Casa das Receitas.

Estou escrevendo porque gostaria de te apresentar meu site, e, além disso, que meu site fosse sitado no seu, assim como você fez com outros sites que você gosta. Tem algum jeito de eu conseguir isso?

Obrigado e até mais!

Atenciosamente;
Luís Filipe Costa Carvalho