27.1.08

2 x Coetzee

Os dois últimos livros do Coetzee que li foram Foe, um tipo de releitura da história do Robinson Crusoé narrada do ponto de vista de uma mulher que acaba naufragando na ilha na qual ele vive e posteriormente conta suas aventuras para Daniel Dafoe, o verdadeiro autor do romance. Personagens reais e imaginários misturam-se, realidade e ficção também.


O segundo livro foi In the heart of the country, também um romance narrado do ponto de vista feminino. Quase um diário das lucubrações, delíros e paixões da protagonista que vive em uma propriedade no meio do nada no interior da África do Sul junto com seu pai viúvo e alguns empregados negros. O relacionamento com seu pai é tenso, ele não demonstra qualquer afeto por ela e isso a mortifica, sua reação quando ele toma a mulher de um de seus empregados como amante é agressiva. Uma história dura sobre a vida de uma mulher solitária e também sobre o relacionamento entre negros e brancos em um país dividido.


2 comentários:

daniel disse...

la-la-ra-ra... esses dois já li-i

:-)

"In the heart..." não é pra qualquer um. tem que ter paciência e muita concentração.

"Foe" é soda. adorei e reli.

Abs.

Karen disse...

Daniel, detesto ser do contra, mas gostei mais do In the heart, apesar de ter ficado meio confusa com as "duas" mortes do pai da Magda.