8.1.08

Yorkshire pudding

Yorkshire puddings são um tipo de bolinhos salgados meio fritos e meio assados no forno e que sempre vejo os ingleses servirem junto com roast beef e molho, como um tipo de acompanhamento. Confesso que essa foi minha terceira tentativa de prepará-los, nas vezes anteriores, além de me queimar com o óleo das formas, só consegui obter bolinhos massudos e sem graça (usei uma receita do Jamie Oliver e outra do Tim Malzer) e não conseguia imaginar qual a sua graça, mas a receita do Gordon Ramsay mudou minha opinião. Desta vez eles saíram leves, fofos e com uma crostinha crocante. Isso me deixou muito feliz! Fiz meia receita e eles foram servidos com um belíssimo roast beef.


Yorkshire puddings

 
225 g de farinha
1/2 c chá de sal

4 ovos batidos
300ml de leite

cerca de 3 c sopa de óleo para assar


Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Adicione os ovos e metade do leite e bata até que a massa fique homogênea. Coloque o leite restante e deixe-a descansar.

Preaqueça o forno à 230 C (ou aumente o forno para essa temperatura caso tenha assado um roast beef antes). Coloque uma colher de chá de óleo (ou ainda melhor, gordura da assadeira do roast beef, recomendação do Gordon) em cada um dos doze buracos de uma forma de muffin e coloque-a no forno até que o óleo fique bem quente (quase fumegante). (Eu recomendo colocar a forma de muffin dentro de uma assadeira maior para evitar acidentes com o óleo e para facilitar a limpeza depois).
Misture a massa mais uma vez e, tão logo retire a forma do forno, derrame-a dentro dos buracos até preencher 3/4 de cada um deles (cuidado com o óleo!), coloque de volta no forno assim que terminar.
Asse por cerca de 15-20min ou até que os yorkshire puddings tenham crescido e estejam dourados e crocantes.

22 comentários:

laila radice disse...

Karen td bem querida? vim lhe desejar um delicioso 2008, mas vejo q cheguei atrasada! já esta repleto de cosias boas!! q seja assim durante o ano td! bjos

laila radice disse...

Karen td bem querida? vim lhe desejar um delicioso 2008, mas vejo q cheguei atrasada! já esta repleto de cosias boas!! q seja assim durante o ano td! bjos

Laurinha disse...

ok, anotado, para fazer com o roast beef!!
Beijinhos,

Marizé disse...

Não conhecia estes bolinhos, que tentação!
Beijocas

AndreaDomingas disse...

Olá Karen!

Eu também tive experiências frustantes com receitas para o Yorkshire Pudding no passado, por isso vou anotar agora a sua sugestão.

Aproveitando aqui, vou gostaria de perguntar sobre um assunto discutido num forum aqui na Alemanha: o meronpan. Você já o fez alguma vez?

Bjs

Karen disse...

Laila, tudo bem sim! Feliz 2008 para você também! Eu acabei não passando pelos blogs para desejar um feliz ano novo porque seria uma tarefa infinita! rs

Laurinha, espero que goste!

Marizé, eu também nunca comi um "original" só vi nos programas de culinária.

Oi, Andrea! Eu não conheço esse pão não, depois que você mencionou eu até fui procurar na net.É mais um daqueles pães japoneses malucos, não é? Infelizmnete, nunca experimentei nada do tipo.

risonha disse...

e agora digam-me só se ao olhar para a primeira foto não dá logo vontade de roubar um para provar?
estão lindos...

Patricia Scarpin disse...

Karen, também sempre tive vontade de arriscar e fazê-los, mas sempre desisto... Os seus parecem deliciosos!

Nani disse...

Nossa parecem gostosos mas não me arrisco a fazer, acho que eu me queimaria toda, bem que você poderia morar próximo a mim assim eu lhe faria uma visita e experimentaria uma dessas delicias.
Beijos e ótimo 2008.

Ana disse...

Estao muito bonitos! Ja vi receitas mas nao os fiz ainda... Porem, ja fiz a versao americanizada da coisa, os chamados "popovers", eh basicamente a mesma coisa, bem levinhos e gostoso, o povo aqui em casa curtiu!!
Beijos!
Ana

Gourmandisebrasil disse...

A úinica vez quefiz, eles ficaram murchos...acho que o óleo não estava quente o suficiente.
bjo,
Nina.

Lua Limaverde disse...

Karen, eu imaginava que Yorkshire pudding era uma coisa completamente diferente, nunca imaginei que seria um pãozinho, rs. Dá pra ver pelas fotos que ficaram deliciosos e fofinhos! :)

Katia Mine disse...

Parece delicioso, fiquei morrendo de vontade.
tbem não conhecia.
bjos

Karen disse...

Obrigada, Risonha!

Patricia, depois de várias frustrações, desta vez valeu a pena!

Nani, seria bom ter mais uma cobaia! Feliz 2008!

Ana, é verdade, lembro da foto, acho que devem ser iguais mesmo!

Luna, eu também imaginava algo bem diferente! rs


Nina, até que o óleo não estava assim tão quente, mas o forno estava, no começo, não achei que fossem crescer muito, mas no final deu tudo certo. Os que fiz antes também não ficaram legais.

Katia, são bons para acompanhar assados com molho! Ficam muito bons.

cozinha da drica disse...

Karen , também não conhecia este pãozinho , mas vou tentar para comer com carne parece muito bom! Bjs

Karen disse...

Drica, experimente, sim! A forma de preparo é bem diferente!

Cinara disse...

Quer me matar, Karen? Acho que vou ser obrigada a fazer duas receitas suas de uma só vez: estes pãezinhos (que nunca comi) e o rosbife, que eu amo de paixão! Tudo anotado. ;o)
E quero te desejar um 2008 rico em saúde, paz, prosperidade, boas receitas, bons livros e tudo mais que você desejar...
Beijão!

Karen disse...

Feliz 2008 para você também, querida Cinara!
Eu gostei bastante desta refeição à moda inglesa! Beijos!

Valentina disse...

Servistes da forma certa. Delícia que deve ter ficado pelo que dizes.

Cris disse...

Karen, eu vi estes dias uma receita assim e fiquei na dúvida, agora vendo a textura do seu me empolguei. Ficaram lindos!

Anônimo disse...

Don a Petrona C. de Gandulfo, da Argentina, no seu livro de Receitas dá sua versão do Y.P. muito parecida com a sua. Mas as fotos eu vi no seu blog. Parabéns, parecem muito gostosos...
Cristina

Karen disse...

Obrigada, Cristina!