26.12.08

Torta de pêssegos e canela

O Natal foi bem simples aqui em casa, assei alguns pães de queijo que tinha congelado para um jantar mais tardio e eles foram degustados com espumante. O prato principal foi um bacalhau com broa, estava bom, mas o bacalhau ficou meio ressecado (preciso praticar mais.) A sobremesa foi uma receita que vi na revista Taste of home, uma torta de pêssegos muito fácil de fazer, as fotos não ficaram boas, mas a torta é muito gostosa, a combinação da massa que lembra a farofa de um crumble, a fruta e o creme é perfeita. Diminui a quantidade de açúcar mascavo, pois os pêssegos já são bem doces, mas acho que dá para variar bastante e usar frutas frescas diversas.



Torta de pêssego e canela

2 x de farinha
2 c sopa de açúcar (usei demerara)
1/2 c chá de sal
1/4 c chá de fermento
1/2 x de manteiga (cerca de 100g)
1 lata de pêssegos em calda escorridos
1 x de açúcar mascavo (usei apenas 1/4 de xícara e achei que ficou perfeito)
1 c chá de canela em pó
2 gemas
1 lata de creme de leite

Faça uma espécie de "farofa" meio úmida com a farinha, as 2 c sopa de açúcar, o sal, o fermento e a manteiga. Forre o fundo e as laterais de uma forma de cerca de 22 cm de diâmetro com a massa. Coloque os pêssegos com a parte do corte voltada para cima sobre a massa e polvilhe-os com a mistura de açúcar mascavo e canela. Leve para assar em forno pré-aquecido (180C-200C) por 20 minutos. Retire do forno e cubra com o creme de leite misturado com as gemas e asse a torta até que o creme fique mais firme e a massa doure.
Nota: a massa se esfarela e é difícil de desenformar ainda quente, mas depois de esfriar isso se torna mais fácil.


4 comentários:

pimenta rosa disse...

já cá não vinha há algum tempo mas a tarte parece deliciosa

Karen disse...

Pimenta Rosa, a aparência deixou um pouco a desejar, mas ela é deliciosa sim.

PattyBiscuit disse...

Karen, hj Dia das Maes, fui para cozinha com duas de minhas filhas para fazer a receita desta Torta e parece que vai ficar maravilhosa, coloquei meu toque com nozes e cerejas ao marasquinho e vamos nos deliciar , pode ter certeza!!
Obrigada pela receita e tenha um otimo domingo!
Bisous
Patty

Karen disse...

Patty, espero que tenha ficado do jeito que você imaginava e que seu dia das mães tenha sido ótimo! Um grande abraço!