10.6.10

Bacalhau com natas

Estou tentando aumentar meu repertório de receitas com bacalhau. Esta receita é uma adaptação  daquela que vi no blog da Nô (ainda vou experimentar várias receitas de lá!).

Bacalhau é um prato que ainda estou aprendendo a preparar direito. Demorei horrores até aprender a dessalgá-lo. Ainda estou aprendendo, mas atualmente acho que tudo é uma questão de paciência, não adianta comprar um pedaço grosso e querer servi-lo no dia seguinte. Da última vez eu cortei o lombo que o O. comprou em postas e deixei de molho na geladeira por cerca de seis dias, trocando a água regularmente. (Se as postas forem finas, o tempo de molho pode ser reduzido). Depois coloquei tudo em uma panela com água fervente, desliguei o fogo e deixei tampado até atingir uma temperatura que me permitisse manusear as postas para retirar as espinhas e a pele. Ficou perfeito.

Nesta receita, não fritei a babata, eu a temperei com sal e pimenta, coloquei um pouco de azeite, misturei bem e assei até que ficasse macia.

Gostei muito do prato.



Bacalhau com natas


600g de batatas descascadas e cortadas em pequenos cubos e temperadas a gosto (usei só sal e pimenta)
2 lombos de bacalhau dessalgados, cozidos, sem pele e sem espinhas, em lascas
2 cebolas fatiadas
4 dentes de alhos cortados em lâminas
4 c sopa de azeite
salsinha
sal e pimenta a gosto

Frite as batatas em óleo até que fiquem clarinhas e firmes. (Eu assei, leia o comentário acima). Coloque para escorrer em papel absorvente. Forre o fundo de um refratário com as batatas já sequinhas. Sobre elas, coloque as lascas do bacalhau cozido. Reserve.

Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho e a cebola e refogue até que a cebola fique transparente. Tempere com sal, pimenta e salsinha picada. Arrume as cebolas e o alho sobre as lascas de bacalhau e regue com o azeite da frigideira. Reserve.


Prepare o molho de natas

2 c sopa de manteiga
2 c sopa de farinha de trigo
500ml de leite (mais ou menos)
sal
pimenta
noz-moscada
200ml de creme de leite
2 c sopa de queijo ralado

Numa panela, derreta a manteiga. Junte a farinha e misture até começar a cozinhar. Adicione leite aos poucos, mexendo sempre até obter um creme homogêneo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Junte o creme de leite e o queijo ralado. Cozinhe até obter um molho consistente. Corrija o sal, se necessário. Coloque o molho sobre a camada de cebola e alho. Reserve.

Polvilhe o molho com uma farofa feita com 1 c sopa de farinha de rosca, 3 c sopa de queijo ralado e 1/2 c chá de páprica. Leve ao forno para gratinar.

6 comentários:

moranguita disse...

e um dos meus pratos de bacalhau favoritos
esta uma delicia
beijinhos

Billy disse...

Adoro bacalhau com natas! (mas sem natas, detesto! Ponho natas de soja ou leite de soja engrossado com um bocadinho de maizena)

Karen disse...

Moranguita, é realmente um prato delicioso!

Billy, eu já adoro as natas... rs

Akemi disse...

Agora que tenho acesso para comprar bacalhau me falta coragem para pagar por ele! :-S
Mas fiquei impressionada com o tempo necessário para dessalgá-lo, 6 dias!!! Sugoi!!!
Mas vc troca a água quantas vezes por dia? Tem que deixar na geladeira nesse processo?
Assim, já sei o que fazer se algum dia martelar a minha mão! rss

Karen disse...

Akemi, bacalhau é caro, não é mesmo? O bom é que aqui em casa um peçado médio dá para quase três refeições!

Eu confesso que não sou muito disciplinada para trocar a água, às vezes trocava de manhã e à noite, mas geralmente era só à noite. O O. tinha caprichado na escolha do pedaço e as postas eram bem espessas (uns três dedos de espessura), por isso preferi deixar mais tempo. Em média, acho que 3-4 dias estão de bom tamanho. Siga seu "feeling".rs

Eu costumo deixar na geladeira sim. Lembro de ter lido um dono de restaurante ter dito que fazia isso...

Akemi disse...

Este bacalhau ficou uma delícia, acabei de postar! Bjss