29.9.10

Escondidinho de carne com couve-flor


Uma daquelas receitas inventadas em um momento de inspiração e com um resultado muito bom, o mérito é todo da Verena. Eu fiz várias alteraçõezinhas: temperei a carne com um pouco de curry, não usei molho barbecue, nem tomate. Adicionei um resto de creme de leite ao purê de couve-flor, não usei o bacon e polvilhei só um pouco de parmesão. Também não coloquei a carne entre camadas de purê, espalhei -a no refratário e cobri com todo o purê.

Variações possíveis: reforgar a carne com vários outros temperos e ingredientes e fazer um purê de couve-flor usando uma base de molho branco, ou só misturando um pouco de creme de leite e um pingo de leite, ou usar requeijão ou cream cheese, etc.

Como a Verena, eu preferi apenas desmanchar a couve-flor cozida deixando o purê mais "pedaçudo", mas você pode bater tudo no processador para ficar mais homogêneo se quiser.




Escondidinho de carne moída com purê de couve-flor

(Publico como está no blog da Verena, minhas alterações estão no comentário acima)

Purê de couve-flor

Cozinhe metade de uma couve-flor grande (ou uma média) no vapor até ficar macia mas não molenga.  Retire da vaporeira (ou da água se cozinhar por imersão) e coloque numa tigela. Com as pás da batedeira faça um purê, ou use espremedor de batatas, ou pique na faca mesmo.

Coloque o purê numa panela, leve ao fogo médio/baixo, junte um pouco de manteiga (uma colher de sopa cheia) e sal. Acrescente um pouco de leite e misture para que fique homogêneo.  Caso goste, pode acrescentar pimenta do reino.  

À parte doure duas colheres (de sopa) de bacon picado com um pouco de azeite. Deixe ficar crocante. Misture no purê. Reserve.

Carne moída: 

Numa panela doure uma cebola pequena picadinha e dois dentes de alho espremidos com um pouco de azeite. Coloque 250g de carne moída (patinho, acém, paleta…) e deixe dourar bem no fogo médio.  Quando a carne estiver bem bronzeada corrija o sal e acrescente um tomate cru picadinho (sem sementes).  Deixe pegar gosto e por último coloque cheiro verde picadinho. Eu gosto de usar uma colherinha (de café) de molho barbecue para dar um gostinho, mas isso é gosto daqui de casa. 

Montagem do prato: unte um refratário com manteiga e depois farinha de rosca. Coloque uma camada de purê de couve-flor e a carne moída. Cubra com o restante do purê e por último coloque 1/4 xícara de queijo muçarela e 1/4 xícara de queijo gruyére. Ou o queijo que lhe agradar mais, lembre-se apenas que deve derreter fácil. Polvilhe orégano.
 
Leve para gratinar e sirva com salada verde e arroz.

9 comentários:

Carla disse...

Puré de couve-flor...que ideia tão interessante...
Beijinhos

Anônimo disse...

tá com uma cara ótima esse prato com couve, batata e carne moída. Tudo que que gosto.
Saudades de uma feira de rua aos sábados, comprar frutas e legumes viu!
e tá tudo preparado pra votação no final de semana? ah! moro na província de Shizuoka-ken! conhece?
bjs
madoka

Quéroul disse...

nunca pensei em substituir as batatas por qualquer coisa. taí uma ideia boa, a couve-flor. meu cérebro já gritou 'troca por brócolis', e ó, um novo mundo se abriu aqui...

adorei.
=*

Figos & Funghis disse...

Nossa, simplesmente DIVINO! Já fiz escondidinho com batatas, mandiocas, mandioquinha, mas com couve-flor nunca! E eu amo souflé de couve-flor, então no escondidinho só pode ficar MARA!
Beijos,
Fabi

Karen disse...

Carla, não é mesmo?

Madoka, o purê leva só couve-flor mesmo, mas fica com um aparência legal, não fica?

É a mesma província em que a Akemi do Pecado da Gula morava, vocês se conhecem?

Quéroul, meu única senão sobre usar o brócolis seria a cor, será que não ficaria meio "incrível Hulk"?

Fabi, eu também nunca tinha usado couve-flor e gostei muito. É uma bela ideia.

Letrícia disse...

Puxa, que boa ideia. Veio bem a calhar, agora que estou evitando alimentos com alto índice glicêmico (infelizmente não estou podendo com escondidinhos de mandioca ou batata...).

Beijo!

Karen disse...

É verdade, Letrícia, esta receita não pesa nos carboidratos, nem tinha pensado muito nesse aspecto... rs

ameixa seca disse...

Até agora só fiz escondidinho com mandioca e adoro, couve-flor parece-me também uma boa sugestão :)

moranguita disse...

uma maneira de todos comerem legumes sem saberem.
gostei da sufgestao