7.10.10

Salada de batatas à puttanesca


Também da Canadian Living, já disse que adoro as receitas dessa revista, não é mesmo? Acho que ela segue um estilo de culinária moderno e bastante sintonizado com as preocupação nutricionais contemporâneas: pouca gordura e açúcar, ingredientes saudáveis, mas sem perda de sabor. Foram raras as receitas que testei e de que não gostei. 

Esta salada de batatas é absolutamente deliciosa, uma festa de sabores, perfeita para ser servida em um churrasco, por exemplo. Como a maioria dos ingredientes contêm sal, nem é necessário acrescentá-lo aos temperos. Eu não uso anchova, costumo comprar um potinho de "sardinha anchovada" para economizar. A anchova é mais macia e saborosa, mas o efeito nesta receita é o mesmo.


Salada de batatas à puttanesca

1,4kg de batatinhas pequenas para salada cortadas ao meio ou em quartos se forem maiores
1/3 x (75ml) de azeite extra-virgem
1 x (250ml) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 c chá (5ml) pimenta calabresa
1/2 c chá (2ml) de orégano
4 filés de anchovas picados
1/2 x (125ml) tomates secos escorridos e picados
1/2 x (125ml) azeitonas picadas
3 c sopa (45ml) alcaparras escorridas e picadas
1/3 x (75ml) de vinagre de vinho branco
1/3 x (75ml) de salsinha picada

Coloque as batatas em uma panela com água fervente e cozinhe até que estejam macias quando espetadas com um garfo, cerca de 10 min. (Preste bastante atenção ao grau de cozimento, pois se cozinharem demais, elas vão se desmanchar). Escorra e coloque em uma tigela grande.

Enquanto isso, aqueça o óleo em uma frigideira e refogue a cebola até dourar, cerca de 8 min. Adicione o alho, a pimenta calabresa, o orégano e as anchovas. Cozinhe mexendo sempre até que o alho fique dourado. Adicione os tomates secos, as azeitonas e as alcaparras, cozinhe por 1 min. Adicione o vinagre e espere que tudo volte a se aquecer. Misture para soltar o que estiver grudado no fundo. Derrame essa mistura sobre as batatas. Adicione a salsinha, misture para envolver bem as batatas no tempero e deixe descansar por 2 horas ou cubra e deixe na geladeira por até 24 hs.

5 comentários:

Filipa disse...

Olá! Adorei a sugestão! SE há prato de que gosto é de pasta puttanesca! Mas nunca me tinha ocorrido transforma-lo em salada....de batata! Muito bom...imagino! Também gostei da tua dica de poupança...a tal da sardinha anchovada! Sabes que nunca reparei nesse tipo de conserva? Vou experimentar JÁ! beijo e bom fim-de-semana!

ameixa seca disse...

Adoro batatas mas assim tão bem acompanhada deve ficar uma salada super completa :)

Akemi disse...

Salivei só de ler sua descrição e cheguei à conclusão de que PRECISO fazer esta salada! Vou ter que providenciar alguns ingredientes e depois te conto. Que venham mais receitas da CL!
Bjsss

Karen disse...

Filipa, eu também gosto do molho e achei a ideia de usá-lo para temperar as batatas genial!

Ameixa, fica mesmo! Provavelmente uma das melhores saladas de batata que já comi!

Akemi, espero que goste, eu fiquei entusiasmada com essa salada, não dá para fazer sempre, mas é muito boa!

moranguita disse...

hum que salada tao agradavel
gostei optima para acompanhar os churrascos
beijinhos