23.12.10

Torta de cenoura com parma e tomilho


Receita do Lucullian Delights. Não resisti, achei a ideia da torta muito interessante. Qualquer massa serviria para a base, mas estava particularmente curiosa em experimentar essa massa feita com batatas cozidas.

Fiz metade da receita e a minha torta ficou bem diferente da original. A massa antes de assar lembra aquela de um gnocchi. Ela ficou gostosa, mais leve do que uma massa feita só com farinha.

Substitui a pancetta por presunto de parma. A combinação de sabores é muito boa, mas se preferir usar só cenouras, também ficaria boa.




Torta de cenoura com parma e tomilho

massa:
5 batatas médias
100-150g de manteiga ou azeite (usei este último)
Cerca de 2 x ou 2 1/2 x de farinha
1,5 c chá fermento em pó
sal a gosto

cobertura:
1,5kg de cenouras
100g de pancetta ou bacon picado (ou presunto de parma como eu)
algumas folhas de tomilho
sal
azeite extra-virgem

Descaque e corte as cenouras em fatias bem finas. Refogue-as com um pouco de azeite junto com o tomilho até que fiquem macias. Adicione a pancetta e continue cozinhando até que as cenouras  dourem  ligeiramente e a pancetta fique crocante. Verifique o sal e adicione mais caso necessário, lembre-se de que a pancetta  é salgada.

Cozinhe as batatas até que fiquem macias, descasque (caso as tenha cozinhado inteiras) e passe pelo amassador de batatas (ou use um garfo, o que for mais fácil). Faça isso enquanto elas ainda estiverem quentes. Deixe esfriar um pouco antes de adicionar a manteiga (ou azeite), a farinha e o fermento. Corrija o sal. Adicione mais farinha caso as batatas sejam de uma variedade mais úmida. A massa deve ser elástica e não muito dura. Forre um refratário com essa massa reservando um pouco para decorar a parte de cima com faixas, caso deseje.

Espalhe as cenouras sobre a massa e asse à 175C por cerca de 30 min. (Minha torta levou mais tempo, retirei do forno depois que a massa começou a dourar).


6 comentários:

Quéroul disse...

quero já???
coisa linda esta torta. e cenoura assada é tudo no brasil.
amei a ideia da massa.

nossa, muito vou copiar. ;)
=***

sonia a. mascaro disse...

Muitas delícias sempre por aqui!

Feliz Natal e Maravilhoso Ano Novo para você e sua família.
Bjs.

Karen disse...

Quéroul, espero que goste!

Sonia, um lindo final de ano para você também!

Billy disse...

Olá Karen, bom ano!

Hoje tenho uma amiga para jantar cá em casa e já decidi que vou fazer esta receita. Obrigada!

Mais: aquela receita de pão francês que publicaste aqui há tempo tornou-se na favorita desta casa, igualzinha ao pão que compramos em Portugal. Mnham!

Beijinhos!

Karen disse...

Billy, ótimo jantar para vocês, espero que goste de receita!

E que bom que o pão entrou para o "menu" da casa! :)

moranguita disse...

nossa que linda!!!