3.2.11

Pão para sanduíche


Bom pão para fazer sanduíches, com mais miolo e casca fina. A receita é para um pão branco, mas substituí 1 x da farinha por farinha integral.

Preparei na máquina, mas coloco as instruções para o preparo à mão.

O resultado foi um pão com miolo firme, fácil de cortar. Talvez por causa da farinha integral, não achei tão macio, mas ficou bom.

Também daqui.



Pão para sanduíche


3 1/2 x de farinha
1 c sopa de manteiga amolecida
1 ovo batido
1 c chá de sal
2 1⁄4 c chá de fermento biológico instantâneo seco
1 1⁄4 x de leite morno
1 forma para pão ou bolo inglês untada com manteiga
1 ovo batido e diluído em um pouco de água para pincelar (opcional)

Coloque a farinha em uma tigela com a manteiga. Misture com as pontas do dedos até obter um tipo de "farofa" e a manteiga não esteja mais visível. Adicione o ovo, o sal e o fermento. Adicione leite suficiente para formar a massa. Neste ponto, ela será bem grosseira.

Vire-a sobre uma superfície enfarinhada, lave a massa de suas mãos e, com elas ainda molhadas, sove-a um pouco para que fique homogênea. Coloque-a em uma tigela untada com manteiga, cubra e deixe-a crescer. Depois que a massa dobrar de volume (cerca de 1h30), coloque-a sobre uma superfície enfarinha. Retire o ar de seu interiror delicadamente e molde um pão do tamanho da forma. Cubra e deixe a massa crescer até dobrar de volume. Preaqueça o forno à 180C.

Quando o pão tiver crescido, pincele a superfície com o ovo batido e asse até dourar, cerca de 1 h. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar virado de lado por três horas antes de fatiar.


7 comentários:

LuRussa disse...

parece que fica bem fofinho !!!

sempre quis comprar a máquina...talvez compre esse ano.

bjão !!!

ameixa seca disse...

Sempre uso farinha integral também, adoro pão, é coisa que nunca pode faltar cá em casa!

Karen disse...

LuRussa, ele não é fofinho, o miolo é mais firme, mas é gostoso.

Ameixa seca, pão é tão bom!

sonia disse...

Karen, na receita original dizem para colocar fermento seco, como aqui está escrito só fermento, será que vc usou o fleischmann? Gostaria de fazer o pão amanhã, se der pra responder ficarei ligada no seu blog.
Beijos,
Sônia

Karen disse...

ops, obrigada, Sonia! É o fermento biológico seco, vou corrigir.

sonia disse...

Oi Karen, obrigada pela rapidez na resposta. Vou comprar mais fermento que o meu está nas últimas...rsrs Depois que fizer o pão, conto como ficou. Gostei desse porque não leva açucar.
bjs

moranguita disse...

hum a mim parece-me que esta bem fofinho:-)
optimo mesmo
beijinhos