24.7.11

Farofa rica


Minha versão de farofa:

Refogue um pouco (ou muita) cebola fatiada na manteiga junto com um pouco de bacon picado (ou linguiça: calabresa, paio, portuguesa), adicione uma cenoura ralada, pimenta dedo de moça picada, azeitonas verdes ou pretas picadas, misture, adicione farinha de milho (daquela mais grossa, flocada) o quanto baste, mexa bem. Finalize com ovos cozidos picados e cheiro verde, caso deseje.

Coloque os ingredientes na proporção que desejar, a quantidade de manteiga/gordura é que dá a umidade e torna a farofa mais saborosa.

.

8 comentários:

Dahiane disse...

Farofa é o tipo de comida que tem inúmeras formas de fazer e cada um tem sempre seu "jeitinho" de preparar. ÀS vezes uma farofinha boa dessas é o que basta para comer com arroz e feijão fresquinhos. Lá em casa costumamos fazer farofa com banada, fica uma delícia. bjos e bom domingo. :)

kalina morena disse...

farinha eh uma coisa muito comum no nordeste, mas eu so conhecia farinha de mandioca. farinha de milho? deve ser boa, hein!
adoro farofa. adoro!!! pra comer assim com um caldinho de galinha beeem quente, entao.
pode ser bom tambem torrar a farinha antes de fazer a farofa. ela fica bem crocante.
adorei, Karen. forofas sao populares por ai? voces comem com o que?

Karen disse...

Dahiane, às vezes também junto bananas em rodela para dar uma "adoçada", farofa é um acompanhamento e tanto!

Kalina, aqui também temos farinha de mandioca, usamos as duas para fazer farofa, mas gosto mais da versão com farinha de milho. Eu tosto a farinha de mandioca, mas nunca fiz isso com a de milho, ela deve ficar mais úmida mesmo. Farofa por aqui costuma ser servida como acompanhamento e vai bem com tudo. Arroz, feijão, uma carne e farofa é o tradicional.

Sérgio Gomes disse...

Ficou com um aspecto delicioso esta sugestão, não me importava de provar.

Beijos.

Anônimo disse...

Isso deve estar uma delícia!

Karen disse...

Sérgio, espero que tenha a oportunidade de provar um dia! ;)

Andressa, estava sim!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Karen, gosto demais de farofa. Eu gosto de picar tomates na farofa.

Abracos

Karen disse...

Georgia, sabe que raramente uso tomates? Acho que a farofa fica muito molhada, vai ver que eu exagero na quantidade de tomates...