Eu chamo de lasanha de beringela e usei uma receita com esse nome já publicada aqui como base. Fiz algumas alterações inspirada na receita do restaurante Acrópoles de SP (nunca provei) que leva batatas e algumas especiarias no tempero.
Substituí o molho branco por uma mistura bem prática, pois basta bater tudo no liquidificador sem precisar ficar na frente do fogão. Ela é bastante líquida, mas fica firme enquanto assa e se combina com os demais ingredientes.
Moussaka
3 beringelas grandes
2-3 batatas grandes em fatias finas
3 colheres (sopa) de azeite
Cobertura de carne moída
500 g de carne moída
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 lata de tomates pelados
1 pitada de açúcar
1/2 c chá de canela em pó
1/4 c chá de cravo em pó (ou 2-3 cravos da índia)
sal e pimenta a gosto
Cobertura de queijo
2 ovos inteiros
250 g de queijo mussarela (ou meia cura) cortado em pedaços
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo ou amido de milho
1 3/4 xícaras (chá) de leite
sal, se necessário
parmesão ralado a gosto
Corte a beringela com casca em fatias (cerca de 1 cm) no sentido do comprimento e deixe de molho em água com sal. Escorra e coloque em uma assadeira grande junto com as fatias de batata. Adicione o azeite e misture com as mãos para que ele envolva os legumes. Leve ao forno até que eles fiquem macios, mas ainda continuem firmes. (Eles terminarão de cozinhar no final). Reserve.
Refogue a carne moída até perder a cor. Adicione a cebola, o alho, os tomates pelados, tempere com o cravo, a canela, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
Bata os ovos, a mussarela, o amido ( ou a farinha de trigo) e o leite no liquidificador. Tempere com sal.
Faça camadas com a beringela, a batata, a carne moída e a mistura do liquidificador, repetindo as camadas até que os ingredientes acabem. (Costumo finalizar com a mistura de queijo). Salpique parmesão ralado e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.
.
11 comentários:
Karen, há poucos dias fiz uma deliciosa. Adoro moussaka.
Bjao
não faça isso, Karen. não chame a moussaká de lasanha de berinjela, nããão!
moussaká vem direto do Olimpo e lasanha de berinjela é uma frescura de tentar tornar 'saudável' (ou apenas vegetariano) um troço - delicioso - cheio de queijo, cremes e afins. nonono, lasanha é lasanha, e moussaká é amor.
eu amo moussaká e sou a testadora oficial (aloka oficial, isso sim) de moussakás em restaurantes que oferecem comida grega. comi a do Acrópoles e achei bem gostosa.
mas a minha preferida ainda é a que minha mãe faz. :D
Georgia, beringelas andam em alta... rs
Quéroul, desculpe o sacrilégio. É que nunca comi o prato em outro lugar. :(
(Aceito convites para almoço!).
Acho uma delícia, pena que meu marido odeia beringela e eu acabo nunca fazendo. Ficou linda, Karen! Bj!
Eu só queria poder comer queijo, essa moussaka tem um aspeto delicioso :)
Luna, definitivamente há um problema entre homens e beringelas...
Ameixinha, que pena! Nem uma ricota? :(
Karen, não há problemas entre homens e beringelas - já fiz moussaka aqui em casa que aprendi na casa de outro amigo, grande arquiteto - Chicô Gouvêa. É um prato forte, masculino, de sustança como diziam. A do Acrópolis é um exagero, de grande e gostosa, pena que vc não conhece.Agora anotei o seu molho prático, vou utiliza-lo qualquer hora. Abraços!
Esses dias estava com desejos de moussaka, na minha "versão mental" tinha purê de batata, acho que nada a ver com o prato.
A Quéroul podia liberar a receita da mãe, né? No aguardo.
Wair, a minha versão é suavizada, um dia ainda provo a do Acrópoles! (Mas sabe que praticamente metade dos homens que conheço não gosta de beringela?)
Tatiane, acho que já vi com purê de batatas, na versão do Acrópoles, as batatas são fritas, como detesto fritura, botei tudo para grelhar no forno.
É verdade, Quéroul, libera a receita aí pra gente!
Libera, tô na torcida;)
Qqr hora dessa tb libero a minha que aprendi com a cozinha em Corfu.
Bjao
Georgia, avise quando fizer isso! ;)
Postar um comentário