Pão gostoso, macio, meio grudento para trabalhar, mas o resultado compensou. A receita original não levava aveia, adicionei um pouco, mas não é necessário.
A versão original é para se fazer na máquina, mas passo a minha adaptação feita à mão. Fiz metade da receita e reduzi a quantidade de fermento biológico pedida para a metade.
Pão de cebola com aveia
2 colheres de sopa de azeite para refogar as cebolas
2 cebolas médias, finamente picadas
1/4 x e mais 1 colher de chá de açúcar (usei demerara)
Sal q.b.
1 pacote de fermento biológico instantâneo seco (10g)
2 ovos grandes
4 colheres de sopa de manteiga derretida (usei azeite)
300ml de água morna
cerca de 500g de farinha de trigo
1 x de aveia em flocos (opcional)
Aqueça 2 colheres de azeite numa frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola bem picadinha, 1 colher de chá de açúcar e 1/2 colher de chá de sal e cozinhe, mexendo de vez em quando até dourar.
Misture a água com o fermento e 1/4 x de açúcar e deixe descansar por cerca de 10 minutos, ou até que o fermento suba e forme uma camada de espuma na superfície da mistura. Junte os ovos, 4 colheres de sopa de azeite e cerca de 1/4 chá de sal. Adicione a cebola refogada e junte farinha até formar uma massa que possa ser trabalhada com as mãos. Sove por cerca de 10-15 minutos. Coloque em uma tigela, cubra com um pano de prato e deixe crescer por cerca de 2 horas.
Depois desse tempo, retire o ar da massa e molde o pão no formato desejado, dois pães grandes ou vários pães menores (prefiro a segunda opção, pois posso congelar depois de assados e descongelar deixando alguns segundos no micro-ondas). Coloque sobre uma assadeira untada e enfarinhada e deixe dobrar de volume.
Pincele com manteiga derretida ou um ovo batido se quiser que fiquem mais bonitos e asse em forno preaquecido à 180C até que dourem.
7 comentários:
estão com uma cara ótima seus pães Karen!! estou de férias antecipadas, vou me animar e tentar fazer pães pro pessoal de casa: filhos e amiguinhos dos filhos:) As crianças não gostam de cebola, o gosto fica acentuado?
madoka
Madoka, o sabor fica bem suave (ao menos foi o que achei), ligeiramente adocidado.
Karen adoro pao de cebola. Nunca fiz, geralmente compro pronto.
Vou tentar qqr hora dessas.
Bjao
que legal, com cebola refogada. a receita lá de casa é com a cebola ralada, crua.
amo pão de cebola. quem inventou esse pão também merece altos prêmios humanitários. os seus tão lindos e eu babei aqui. ;)
Esse é o tipo de receita que adoro. E quando fala cebola caramelizada minha boca enche de água! Guardada. Bj!
Georgia, foi a primeira vez que comi pão de cebola, nunca comprei fora. Gostei da foto "natalina"! :)
Quéroul, agora você me deve duas receitas, essa do pão com cebola crua na massa e a da moussaká!
Luna, o sabor da cebola não é muito pronunciado, mas o pão é mesmo bom.
Cebola caramelizada é um dos sabores que mais gosto, este pão deve ficar delicioso :)
Postar um comentário