2.2.12

Go the f*k to sleep - Adam Mansbach

" The cubs and the lions are snoring,
wrapped in a big snuggly heap.
How come you can do all this other great shit
But you can't lie the fuck down and sleep?"


Esse foi um dos livros mais vendidos em 2011 no site da Amazon. "Um livro infantil para adultos". Ele é constituído de umas poucas páginas com versos escritos por Adam Mansbach acompanhados de ilustrações de Ricardo Cortés. Cada uma delas invariavelmente contém a expressão presente no título.

Tinha ouvido falar dele em um programa de crítica literária da NHK (os livros são traduzidos rápido para o japonês!). A pessoa que o apresentava dizia que, como mãe, ela compreendia o que o autor queria dizer, que havia momentos em que a paciência se esgotava e a impotência era grande. Nos comentários da Amazon, as pessoas escrevem o mesmo.

Não sou mãe, por isso não posso dar uma opinião com base em alguma experiência, mas compreendo que o ritmo da vida moderna deva exigir muito mais dos pais hoje em dia e que ter um filho não deva ser algo simples, assim mesmo, achei estranho que esse livro tenha feito tanto sucesso.



6 comentários:

banzai disse...

eu não conhecia o livro, vou procurar em japonês aqui, obrigada. Ah! sou mãe de 2 meninos. Agora há pouco estava aos prantos, lendo uma série de redações que meu filho tem que fazer todo final de semana, do ano passado!!! Ano passado, tão bonitinho o qu ele escreveu!! Trabalho e não consigo acompanhar as lições todas dos dois e fico frustrada com isso. Chorando até agora :)
madoka

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O titulo do livro nao me atraiu. Achei agressivo, embora como mae eu saiba que mandá-los pra cama é algo que às vezes irrita. Precisaria tê-lo nas maos para decidir se sim ou se nao.

Vim no Amazon daqui e há mais dele usado para ser vendido do que novo.

A critica nao foi lá essas coisas por aqui.

Bom fim de semana

Bjao

Quéroul disse...

meu senso de humor não deve andar lá essas coisas, porque achei bem bestinha e nem fiquei curiosa pra saber do que se trata. também tenho uma preguiça de poesia... um combo de não li, não gostei pra esse livro.

cada coisa que vira best seller, né...

(deixa eu falar de chá? eu não tinha percebido que o de baunilha era com mel. cara, que cheirão/gostão de mel, me surpreendeu. acho tudo que é feito de mel sem gosto nenhum de abelha, e esse aqui é incrí. brigada).

Karen disse...

Madoka, acho que é impossível acompanhar todos os passos dos filhos, não é mesmo?

Georgia, o livro não é mesmo grande coisa, também achei o título agressivo. Os pais se esforçam tanto para que as crianças não falem palavrão e olha só... rs

Quéroul, o livro é mesmo bem bestinha. Por isso não entendo como virou best seller. Vai ver que o autor está em sintonia com a época... E nós definitivamente nunca ficaremos ricas!

Também gosto muito desse chá! Que bom que gostou!

Verena disse...

ooi!
Primeiro, parabéns pelo blog, é muito bom!
E eu tenho uma perguntinha... sobre o Bolo de chocolate simplíssimo, você acha que se eu substituir o café por suco de laranja fica bom?? ;)

Karen disse...

Oi, Verena! Obrigada pela visita! Acho que não há problema com a substituição, só não acho que o suco faça muita diferença em relação ao sabor, talvez seja necessário acrescentar algumas raspinhas da casca.

Outra coisa que não sei se poderia afetar o crescimento do bolo é fato de o café usado ser morno enquanto que o suco seria frio. Mas como o suco de laranja é ácido e reagiria mais com o bicarbonato, isso poderia compensar...

Especulações! Só testanto mesmo para saber!

Se fizer, conte depois!