16.5.12

Bolinhos de grão-de-bico e atum


Bolinhos simples feitos com grão-de-bico cozido (usei uma xícara de grão seco que deixei de molho na véspera e cozinhei no dia seguinte, se quiser, use o conteúdo de uma lata escorrido) e amassado com um garfo, 1 lata de atum em óleo (usei o óleo para umedecer a massa, se preferir, use atum em água), cheiro-verde picado, cebola (picada e previamente refogada em um pouco de óleo), sal e pimenta a gosto. A massa é moldada, passada em ovo batido e farinha de rosca. Asse os bolinhos em uma forma untada com azeite, vire uma vez para dourar dos dois lados.


10 comentários:

Quéroul disse...

não ficou muito ressecado? tudo que eu faço com grão-de-bico parece que fica mei sequinho.

(homenági pra vc no meu bloguinho, hehehe. demorei dois anos e meio pra acertar o link aqui do seu blog, mas foi).

=***

Karen disse...

Quéroul, usando o líquido (óleo) do atum, até que não ficou ressecado. Acho que o segredo é deixar a massa mais úmida e não assar por tempo demais, também é possível fritar em um pouco de azeite em uma frigideira, acho que o risco de ressecar seria ainda menor.

Diogo Marques disse...

Que bolinhos!!! Parecem almondegas :) Devem ser uma delicia!

Karen disse...

Diogo, ficaram bons! :)

Danni e Lype disse...

Querida Karen,
Adorei a sua criatividade!!! Parece DELICIOSO!!! Eu gosto muito de grão de bico e atum... Fiquei com vontade de experimentar...
Grande beijo, Irene

banzai disse...

Também adoro grãos e atum então nem se fala. Mas estou de regime,rs...vou fazer pros meninos aqui de casa, boa combinação. Pratos diferentes e variedades eu quero,rs. Vou seguir sua sugestão.
Madoka

Karen disse...

Irene, experimente!

Madoka, mas grãos não engordam tanto assim! rs

Yolanda disse...

Karen, tenho usado um grão de bico de caixinha muito bom, belos bolinhos. Bjs. Parabéns!!!

Karen disse...

Yolanda, acho que já vi, mas ainda não experimentei, geralmente compro o grão seco, o que nem sempre é prático, pois é preciso deixar de molho, etc...

wair de paula disse...

Delicia! Vou repetir, Karen. Abs.