20.9.12

Batatas e berinjelas

Um resto de arroz integral congelado requentado no micro-ondas, feijão fradinho cozido com cenouras, tomates, cebolas, alho e louro e, como acompanhamentos, batatas ao murro e berinjelas com um molho agridoce. Se tivesse que descrever a comida que ando preparando nos últimos dias, diria que ela é bem "roots". 



Batatas ao murro: cozidas inteiras, amassadas com as palmas das mãos sobre um refratário e temperadas com o que tiver vontade. Usei sal, pimenta e azeite. Misturei com as mãos e levei ao forno, deixei dourar de um lado e depois virei. 


As berinjelas surgiram do cruzamento da invencionice com a preguiça. Fiz um molho misturando vinagre balsâmico, açúcar demerara, shoyu, mirin, missô e óleo. Usei pouco missô, pois ele é que dá o salgado, ficou bem agridoce mesmo. Envolvi algumas fatias de berinjela com essa mistura e levei ao forno, retirei quando ficaram macias. Achei ok, um acompanhamento simples.


O volume diminuiu bastante após o forno.


Pela manhã, sovei uma massa semi-integral e deixei crescendo para uma pizza noturna. A comida em casa está acabando e pizza é um recurso para usar tudo o que tiver disponível para preparar uma refeição.


5 comentários:

Yolanda disse...

Oi Karen, mandando bem na cozinha, eu atualmente tenho que comer dessa forma, isto é com moderação... Bjs e Felicidades amiga. Parabéns.

VERA LÚCIA disse...

Admiro a sua criatividade !
As refeições sempre parecem bem
gostosas e são, sem dúvida,
muito saudáveis. Meu tipo de
comida !
Beijinhos !
Vera Scheidemann

Inessa disse...

Gostei do termo "roots". Em casa no meio da semana e muitos fins de semana, minha comida também é assim, roots!
A beringela deve ficar bem gostosa assim, nunca tentei fazer no forno, faço de uma maneira bem parecida com a sua na frigideira mesmo.

Anônimo disse...

Oi Karen, tudo bem?

Adoro o seu blog e sinto falta de suas receitas!

Também sinto falta das fotos do seu pomar... como estão suas árvores frutíferas?

Bjs,
Alê

Karen disse...

Obrigada, Yolanda!

Vera Lúcia, saudáveis acho que são, gostosas, há quem discorde... rs

Inessa, o ideal é grelhar na frigideira com óleo e depois adicionar o molho para dar uma caramelizada, mas estava com preguiça nesse dia! rs

Oi, Alê! Então, a cozinha anda sem grandes novidades, tenho publicado fotos do que preparo para as refeições, dou algumas instruções, mas receita com medidas mesmo não tenho usado muito. O pomar está começando a frutificar, depois vejo se tiro algumas fotos!