19.10.12

Osamu Dazai - Justiça e sorriso


E continuo lendo Osamu Dazai.

Minha tradução do título original ficou horrível, mas foi a primeira coisa que me ocorreu. Seigi to Bishou é o diário de um jovem de dezesseis anos que procura encontrar seu caminho. Ele escreve sobre suas frustrações com a idiotice dos outros e a falta de sentido das coisas. Quem já foi adolescente, ou continua vivendo uma longa adolescência, entende do que se trata.

Sua mãe tem uma doença que parece ter um fundo mais histérico do que real, seu pai faleceu há alguns anos, a irmã se casou e mora em outro bairro de Tóquio. Seu irmão mais velho é um aspirante a romancista e passa as noites escrevendo, o relacionamento entre os dois é muito bom.

Dinheiro não parece fazer falta à família, pois os rapazes podem se dar ao luxo de fazer o que tiverem vontade. O autor do diário entra em uma faculdade, mas não gosta do ambiente. No fundo, sua ideia é tornar-se um ator. Ele presta exames para fazer parte de um grupo de teatro kabuki, é bem sucedido, deixa a faculdade e dedica-se ao teatro, mas não fica satisfeito. Há sempre uma nuvem escura em algum canto, logo depois que ele consegue aquilo que deseja, seu entusiasmo se desvanece e isso o deprime.

À medida que avançamos na leitura, vemos o garoto arrogante de dezesseis anos tornar-se um adulto. Qual a expectativa em relação ao futuro se não importa o que faça, tudo sempre acabará dando no mesmo? Continuar da melhor forma possível, conclui ele.

Parece a versão masculina de A estudante que li há algum tempo atrás. Gosto quando Dazai dá voz a adolescentes. Ele retrata bem os seus rompantes de alegria e tristeza, a forma como eles julgam o mundo em preto e branco,  ainda sem tons de cinza. Ele também não se esquece de descrever a profunda solidão desse período da vida. 



4 comentários:

Anônimo disse...

Livro interessante! Você está lendo em japonês? Sabe dizer se tem versão em português?

Beijinhos,
Alê

Karen disse...

Alê, acho que não há tradução para o português, ao menos não recente, pois não achei nada. Ele parece não ser uma autor muito traduzido por aqui... :(

Beijos!

banzai disse...

Ai, continue lendo Dazai e nos contando dos livros dele. Ainda não consigo ler no original :( só mangá mesmo, por enquanto (quem sabe um dia eu chego lá). Por conta do trabalho tive que parar de estudar nihongô :( mas vou prestar o Noryokushiken :)
obrigada pelo Dazai
madoka

Karen disse...

Madoka, eu também não leio com tanta fluência, alguns livros são mais fáceis, outros eu deixo depois de algumas páginas, pois acho muito cansativo.

Gambarimashyou!