26.3.13

Aveia assada com peras



Nada do outro mundo, mas é gostosa para quem aprecia aveia. Pode ser servida com mel, iogurte e feita sem as peras ou com outras frutas, boa para o café da manhã. Receita daqui.



Aveia assada com peras

2 x de aveia em flocos
2/3 x de açúcar mascavo (menos se usar açúcar normal ou demerara ou caso prefira consumir com um pouco de mel depois de pronto, prove o leite com açúcar até ficar a seu gosto)
1 c chá de fermento em pó
1 1/2 c chá de canela em pó
1/4 c chá de noz moscada em pó
1/2 c chá de alecrim picado (usei seco)
1 pitada de sal
2 x de leite
1 ovo
2 c sopa de manteiga derretida
3 peras cortadas ao meio sem as sementes

cobertura
1/2 x de nozes picadas (ou outro tipo de no)
1 c sopa de manteiga picada
1 pitada de sal
1 c sopa de açúcar mascavo


Pré-aqueça o forno à 180C. Unte um refratário com cerca de 20x25cm.

Misture a aveia, o fermento, a canela, a noz moscada, o alecrim e o sal e espalhe no refratário untado. Bata o leite, o açúcar, a manteiga e o ovo em outro recipiente. Derrame essa mistura sobre o refratário com a aveia. Distribua as peras.

Misture os ingredientes da cobertura e polvilhe sobre tudo.

Asse por cerca de 40-45 min, até que o centro fique cozido e a superfície doure. Deixe esfriar um pouco antes de servir.



 
 
 

Minhas orquídeas este ano.


20.3.13

Batatinhas ao vinho

Que esfriada, hein? Frio e chuva, o calor da última semana parece mentira. Tive que ir a SP na segunda e fiquei congelando ao vento enquanto esperava o ônibus. O outono chegou de vez.

Vi esta receita no Gororoba com Cardamomo e resolvi preparar. Batatas, cebolas pequenas (chalotas) e dentes de alho cozidos em vinho com azeite, o vinho evapora, o azeite dá uma "fritada" geral ao fim e pronto, as batatas cozinham sem ficar molengas, continuam firmes até o final, mais ou menos o princípio do adobo (que leva vinagre). Elas ficam meio ácidas, como nas conservas/saladas tradicionais, mas gostei mesmo das cebolas e do alho.

Um pouco de alho, cebola, o azeite do cozimento e uma fatia de pão... Olha, dá samba!


A receita e as explicações estão no blog. Tentei seguir as proporções, mas não usei medidas exatas. É botar batatas bolinhas limpas e cortadas ao meio junto com dentes de alho e mini-cebolas descascadas em uma panela grande, adicionar vinho branco suficiente para cobrir tudo (serve o mais barato), temperar com sal grosso e ramos de alecrim e juntar azeite suficiente para formar uma película em toda a superfície do líquido. Levar ao fogo alto, deixar tudo cozinhar, esperar o vinho evaporar, então o azeite começará a fritar tudo, dar umas chacoalhadas para não queimar e tirar do fogo quando achar que está bem dourado.

Forma diferente de preparar batatas em conserva. Aprovada!
Nova borboleta, logo mais a estação muda e elas darão uma sumida.

16.3.13

Bolo de leite de Uauá


Receita trazida na bagagem da Neide Rigo, é uma versão mais simples do mole mole, boa para o dia a dia, lembra um pudim mais durinho e sem calda. Fiz em uma forma retangular porque era muita massa. Comfort food.




Bolo de leite de Uauá


1 litro de leite
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga (eu derreti)
1 copo de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 pitada de sal

Misture tudo na mão mesmo até incorporar bem. Coloque em forma de buraco no meio grande, untada, e deixe assar em forno bem quente até dourar e a massa ficar firme - teste com uma faca.

Rende para um batalhão.




As mexeriqueiras de casa estão começando a dar frutos, eles não são grandes nem doces, então, costumo apanhar os maduros e aqueles que caíram no chão para fazer suco. 



11.3.13

Frango à caçadora


Inspirada na receita do blog da Elise. Prato rústico, suculento, muito bom. Usei sobrecoxas sem pele, mas você pode usar um frango inteiro em pedaços.



Frango à caçadora

Um frango de cerca de 2 kg cortado em pedaços e livre de excessos de gordura
sal a gosto
2 c sopa de azeite
1 cebola média fatiada
1 pimentão vermelho ou verde em fatias (não usei)
80g de cogumelos fatiados/picados (usei shimeji)
2 dentes de alho fatiados
1/3 x de vinho branco, tinto ou rosé
2 1/2 a 3 x de tomates sem pele picados
pimenta do reino a gosto
1 c chá de tomilho seco (ou ervas finas/de provence)
1 c chá de orégano


Seque os pedaços de frango com papel toalha, tempere com sal. Aqueça o azeite em uma panela à temperatura média e coloque os pedaços de frango com a pele voltada para baixo, deixe dourar, vire e doure do outro lado. Retire e repita o procedimento até terminar com todos os pedaços. Reserve.

Descarte o excesso de gordura da panela conservando cerca de 2 c sopa, caso não haja gordura suficiente, adicione um pouco de azeite. Adicione a cebola, o pimentão e o cogumelo à panela. Aumente a temperatura e refogue tudo, mexendo, até que a cebola fique translúcida. Junte o alho e refogue um pouco mais. Adicione o vinho e esfregue o fundo da panela com a espátula para remover os pedaços de frango que eventualmente tenham ficado grudados. Cozinhe até que o vinho se reduza à metade e adicione os tomates. Tempere com pimenta, tomilho, orégano e sal. Prove e corrija caso necessário. Adicione os pedaços de frango com a pele voltada para cima. Baixe a temperatura, tampe e deixe cozinhar até que a carne fique macia, cerca de 30-40 minutos. Mexa de vez em quando e adicione um pouco de água caso necessário.



9.3.13

Banana da terra cozida


 O. diz que voltei do ES com "hábitos", o que ele quis dizer foi que agora dei para servir banana da terra cozida como acompanhamento nas refeições. Mas adotar ideias gostosas e saudáveis é algo bom, não é mesmo? Especialmente quando é tão simples: bananas da terra maduras em pedaços cozidas no vapor por alguns minutos. Se não puder preparar no vapor, corte as extremidades e coloque em uma panela com água, deixe cozinhar até que a casca comece a rachar e sirva cortada em pedaços. Fica muito boa com cozidos de carne, picadinho e pratos com peixe.


Última visitante fotografada