20.1.14

Crostata de manga



A velha mangueira de casa está em plena produção. Todas as manhãs vou até o pé e recolho as mangas que caíram durante a noite e coloco-as em baldes. As pessoas que aparecem para fazer uma entrega ou visita sempre levam uma sacola, assim mesmo, não consigo dar conta das frutas. Já fiz chutney (aqui e aqui), faço sucos, bato com iogurte... Desta vez, fiz uma crostata, um tipo de torta simples. A receita original é feita com pêssegos, mas achei que as mangas seriam boas substitutas e assim foi.

A massa é farelenta, lembra a farofa do crumble, mas, ao contrário do crumble, no qual a farofa é polvilhada sobre as frutas, ela é pressionada na forma e as frutas vão por cima como se fosse uma torta comum. A massa fica mais firme depois de assada e é possível cortá-la. Ótima com sorvete.

Adaptada daqui.



Crostata de manga


Massa
1 1/4 x de farinha
1/3 x de açúcar
1/4 c chá de sal
1/2 x de manteiga gelada sem sal cortada em cubinhos (cerca de 100g)
1 gema

Cobertura
1/4 x de açúcar
2 c sopa de farinha
2 ou três mangas de bom tamanho descascasdas e sem caroço em fatias não muito finas
canela em pó a gosto



Preaqueça o forno à 190C.

Coloque a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga no copo do processador de alimentos, pulse até que a mistura se assemelhe a uma farofa grosseira. Adicione a gema e pulse até que fique homogênea. A massa será relativamente seca e esfarelada. Transfira para uma forma com cerca de 22cm de diâmetro (preferencialmente de fundo removível, mas não usei). Pressione essa mistura no fundo e nas laterais da forma com as costas de uma colher ou as mãos (não é necessário cobrir a lateral inteira, apenas o suficiente para ficar um pouco acima do nível das frutas).

Misture o açúcar e a farinha em uma tigela. Coloque as fatias de manga em outro recipiente e polvilhe a mistura de açúcar e farinha sobre elas, mexa com cuidado. Distribua as fatias sobre a massa, polvilhe a canela e asse por cerca de 50 minutos, até que a massa doure. Caso use uma forma com fundo removível, coloque-a dentro de uma forma maior para evitar que o caldo escorra dentro do forno. Espere esfriar e sirva com sorvete.




6 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Está linda e deve ser uma delicia. Tenho pena de não poder estar ai perto, para ter umas mangas também :)
Bjs

Karen disse...

Susana, pois é, se estivesse por aqui, era só bater na porta de casa!

Danni e Lype disse...

Uau!!! Suas receitas estão D+++!!! Estou AMANDO!!!
Grande beijo, Irene

Karen disse...

Que bom que está gostando, Irene!

Judy disse...

Parece ótima e uma grande ideia para aproveitar as frutas.
Por aqui também estamos perdendo mangas.
Obrigada.

Karen disse...

Judy, fica muito boa e a receita da massa é bem versátil.