8.1.14

Torta de abóbora e gorgonzola


Receita leve, bem, mais uma ideia do que uma receita propriamente dita, pois trata-se de uma torta "Frankenstein". A massa é da Dorie Greenspan e o recheio foi adaptado de outra receita. O resultado foi uma torta enganadoramente leve e saborosa.

Não usei quantidades exatas de abóbora e gorgonzola, fica a gosto.

Foi a primeira vez que preparei a massa no processador e gostei do resultado. A Dorie dá mais dicas sobre o procedimento aqui. Se preferir, use a receita de sua preferência ou compre a massa congelada, que mal há nisso?



Torta de abóbora e gorgonzola

Massa

1 1/2 x de farinha
1 c chá rasa de sal
1 c chá de açúcar
1/2 x de manteiga sem sal gelada e picada em cubinhos (cerca de 100g)
1 ovo grande
1 c chá de água gelada
1 clara de ovo

Pulse o sal, o açúcar e a farinha no processador. Adicione a manteiga e pulse até obter uma espécie de farofa grosseira. Misture o ovo e a água em outro recipiente e adicione à mistura de farinha no processador. Pulse até que a massa comece a se aglomerar e a ficar úmida. Ainda não será uma massa bem homogênea (veja a foto aqui). Transfira para uma superfície de trabalho e amasse gentilmente até que a massa se forme, isso deve ocorrer após quatro sovas. Molde uma bola e abra com um rolo para formar um disco grosso. Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora.

Abra a massa em uma superfície ligeiramente enfarinha e coloque-a em uma forma redonda de cerca de 22 cm. Forre o fundo e as laterais, corte o excesso e deixe na geladeira por mais uma hora.

Preaqueça o forno à 200C. Unte uma folha de papel alumínio grande com manteiga e coloque-a sobre a massa com a parte untada voltada para baixo. Coloque algum tipo de grão de que não vá precisar sobre a massa para pressioná-la e impedir que estufe enquanto assa. Asse por 20 minutos, remova o papel alumínio com os grãos (você pode guardá-los para usar outras vezes, mas não servem para serem consumidos). Pique a massa com um garfo cerca de 10 vezes. Asse por mais 10 minutos, ou até dourar. Pincele com a clara de ovo e deixe esfriar. A massa pode ser preparada 6 horas antes de receber o recheio.


Recheio

Cerca de 1/4 de abóbora kabocha descascada, cortada em fatias não muito grossas (ou em cubos, como preferir), besuntada com um pouco de azeite, temperada com sal e assada até ficar macia
gorgonzola ou roquefort esmigalhado
1 x de creme de leite
2 ovos 
noz moscada a gosto
sal a gosto (lembre-se de que o queijo e salgado)

Bata o creme de leite com os ovos, tempere com a noz moscada e o sal.
Distribua a abóbora sobre a massa, espalhe o queijo esmigalhado sobre ela e cubra com a mistura de creme de leite e ovos. Leve para assar por cerca de 25 minutos. 
Se quiser, adicione mais algum queijo.


6 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que tarte deliciosa, já comia!
Bjs, Susana

Karen disse...

Susana, :)

wair de paula disse...

Ótima receita! Eu adoro abóbora, nunca pensei em torta salgada.seguramente vou fazer logo, ligo. Forte abraço, e um ótimo 2014.

Karen disse...

Wair, eu também gosto muito de abóbora, da cor, sabor e textura...

Obrigada pelos votos e ótimo 2014 para você! Abraços!

Judy disse...

Aqui gostamos muito de abóbora... a combinação com o gorgonzola é perfeita.
Abraço e feliz Ano Novo!

Karen disse...

Judy, feliz ano novo!