24.1.14

Tortillas de trigo II


Gosto muito de comida mexicana, quer dizer, do que conheço dela, que é bem pouca coisa, mas a combinação tortillas ou tacos, alguma carne, alface, pico de galo e guacamole é algo que nunca recuso. E tortillas são tão fáceis de preparar!

Outro dia, fui a um restaurante mexicano moderninho e achei a comida boa, mas nada de extraordinário ou que não pudesse ser reproduzido em casa. A massa da tortilla de trigo era um pouco mais macia do que aquela que costumo utilizar. Assim, fiz uma pesquisa e resolvi testar esta receita que leva fermento para ver se havia diferença. Achei que as toftillas realmente ficaram mais macias, mas crescer, elas não cresceram.

Você pode empregar o que tiver à mão em termos de gordura: óleo, azeite (minha preferência), manteiga, banha... E as farinhas também podem ser misturadas, o único porém é que talvez você tenha que adicionar um pouco mais de água para dar o ponto.

Os recheios variam bastante, gosto de frango com cebolas, guacamole, pico de galo e alface. Encontrei uma receita interessante para a crema mexicana (o sour cream), mas ainda não experimentei, geralmente uso iogurte temperado com sal e um pouco de azeite no lugar. Outra opção é adicionar feijão e arroz bem temperados junto com a carne e os demais ingredientes e fazer um burrito reforçado.

Desta vez, recheei com chili com carne e cheddar. Não tenho uma receita definida de chili com carne, mas é algo simples de preparar. Refogue cebola e alhos picados, junte carne moída, tomates picados (ou massa de tomate/tomates pelados), feijão previamente cozido e tempere. Eu faço uma mistureba de temperos, junto cominho, coentro e chili em pó, orégano, sal e pimenta. Molho inglês e também adiciono ketchup e mel (ou açúcar mascavo/melado) para dar uma adocicada. Vou colocando, provando e ajustando.



Receita daqui.




Tortillas de trigo II


2 x de farinha (você pode misturar farinhas e ser criativo)
1/2 c chá de sal
1/4 x de manteiga (ou banha) ou 1/4 x óleo (ou azeite)
1 c chá de fermento em pó
1/2 x de água morna (pode ser necessário adicionar um pouco mais)
manteiga para besuntar

Peneire a farinha, o sal e o fermento juntos. Adicione a manteiga/óleo e misture com a ponta dos seus dedos para incorporar. Adicione a água e trabalhe a massa até obter uma bola macia e elástica. Envolva em filme plástico e deixe descansar por, no mínimo 30 minutos.

Divida a massa em 8-10 porções (para tortillas pequenas) ou 6-8 porções (para tortillas grandes), cubra-as com um pano de prato úmido (geralmente não uso).

Abra cada porção de massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada em formato oval. Elas devem ficar finas. Se quiser que fiquem perfeitamente redondas, cortes as bordas. A massa deve ser aberta apenas uma vez ou ficará dura.

Aqueça uma frigideira e grelhe cada tortilla por cerca de 30 segundos de cada lado, até que a massa fique seca e um pouco enrugada com alguns pontos dourados na superfície. Não grelhe por muito tempo ou elas ficarão duras. Passe um pouco de manteiga, enrole e envolva com um pano de prato úmido para mantê-la quente enquanto prepara o resto das tortillas.

(A autora recomenda colocar as tortillas prontas embrulhadas com o pano de prato úmido no forno em temperatura baixa enquanto as demais são preparadas.)

Sirva mornas. Elas são macias logo após preparadas, mas começam a endurecer após algumas horas.




3 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que bela ideia, adorei.
Bom fim de semana
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Quéroul disse...

tudo que envolve o rolo me mata de desgosto. tenho tanta vontade de fazer tortillas em casa, mas a única vez que fiz foi um fiasco... dá pregui de tentar de novo. :/

Karen disse...

Obrigada, Susana!

Quéroul, eu também não piloto o rolo muito bem, minhas tortillas não ficam redondinhas de jeito nenhum, mas eu não ligo.