7.3.14

Almôndegas recheadas com muçarela de búfala acompanhadas de molho de tomate e pesto


Uma das melhores receitas de almôndegas dos últimos tempos. Bem, devo confessar que raramente faço almôndegas, pois acho seco e sem graça quando é feito no forno, mas gostei destas. Outra receita da Rachel Ray.

Usei um pote daquelas bolinhas de muçarela de búfala fresca no recheio e elas soltaram bastante líquido, talvez ele tivesse evaporado mais se não colocasse as almôndegas tão próximas, mas, ao final, ele se transformou em um caldo bastante saboroso. Quando requentei para a refeição seguinte, ele se reduziu bastante. Usei apenas carne bovina e o pesto pronto que estava perto do vencimento.




Almôndegas recheadas com muçarela de búfala acompanhadas de molho de tomate e pesto


4 fatias de pão amanhecido em pedaços
leite para umedecer o pão
450g de carne bovina moída
450g de carne suína moída
3 dentes de alho picados
2 c sopa de salsinha seca (usei fresca)
3/4 x de queijo parmesão
1 ovo
sal e pimenta a gosto
cerca de 16 bolinhas de muçarela de búfala
2 c sopa de azeite extra virgem + 1/4 x para o molho
2 latas de tomate pelado
1 c chá de raspas de limão (não usei)
1 c sopa de manjericão fresco


Preaqueça o forno à 210C.

Coloque o pão em um recipiente e cubra-a com o leite, reserve.

Em uma tigela grande, combine as carnes moídas, 2 dentes de alho, 1 c sopa de salsinha, metade do parmesão, o ovo e tempere com sal e pimenta. Esprema o pão para retirar o excesso de leite e adicione à mistura de carne. Combine tudo muito bem com as mãos.

Divida a mistura de carne em 16 porções iguais, pegue cada porção e abra-a um pouco sobre a palma da mão. Coloque a bolinha de muçarela em seu centro e feche, envolvendo-a com a carne. Repita o procedimento até que a carne acabe.

Coloque as almôndegas em um refratário ou forma à medida que as modela. Espalhe 2 c sopa de óleo sobre elas e asse por 25-30 minutos ou até que dourem e fiquem firmes.

Enquanto as almôndegas assam. Coloque uma panela no fogo, adicione o tomate pelado e desfaça-os com um garfo ou colher. Tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar. Enquanto isso, misture 1 c sopa de manjericão, as raspas de limão, 1 c sopa de salsinha, 1 dente de alho, sal, pimenta e 1/4 x de azeite para fazer o pesto.

Depois que as almôndegas estiverem prontas. Retire o molho de tomate do fogo e junte o pesto.

Distribua o molho nos pratos, coloque as almôndegas, polvilhe queijo parmesão e sirva.  (Minha apresentação ficou um pouco diferente...)




2 comentários:

Quéroul disse...

minha vida fica bem difícil aqui no sul quando quero mussarela (ç, me recuso!) de búfala. até hoje não achei por aqui... :(

tá tão bonito issaí, quero muito.

Karen disse...

Quéroul, rendi-me à muçarela com "ç", apesar de preferir com "ss"...

Não existe de nenhum outro tipo?