5.3.14

Aveia para todas as manhãs



Ainda bem que o feriado acabou. Os vizinhos dos dois lados resolveram baixar por aqui e não vieram sozinhos. As madrugadas foram barulhentas, Carnaval parece excluir a boa educação e o pessoal se comporta como se estivesse em um resort. O. baixou um programa de "soothing sounds" (sons relaxantes) e escolheu uma combinação de chuva e mar para abafar o ruído, até que funcionou, mas, depois de três noites, os sons relaxantes também começaram a soar como barulho e não consegui mais dormir...

Quanto à receita, acho que já disse que gosto de aveia, não disse? Esta é da Joy. Ela usa "steel cut oats" um tipo de aveia cujo grão é quebrado, não prensado ou em flocos como encontramos por aqui. Usei o prensado, a diferença é o tempo de cozimento, bem mais rápido. Se preferir, você pode omitir o açúcar e colocar um pouco de mel na hora de servir.




Aveia para todas as manhãs

3 x de água (720 ml)
1 x de leite (240 ml)
1 x de aveia prensada
1 x de cenouras raladas no ralador grosso
1/2 x de passas (90g)
3/4 c chá de canela em pó
1/4 c chá de gengibre em pó
1/4 c chá de noz moscada moída na hora
3 c sopa de açúcar demerara
1 pitada de sal 
1/2 x de coco ralado em flocos sem adoçar
2 c chá de raspas de casca de laranja


Leve o leite e água ao fogo em uma panela. Espere ferver. Adicione a aveia, as cenouras, as passas, a canela, o gengibre, a noz moscada, o açúcar, o sal e espere levantar fervura outra vez. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o líquido comece a engrossar e a aveia fique macia, cerca de 10 minutos. Retire do fogo e adicione o coco ralado e as raspas de laranja. Tampe e deixe descansar por 5 minutos antes de servir. Sirva morna com um pouco mais de leite, caso goste.


4 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Gostei muito desta sugestão de pequeno-almoço.
Bjs

Isabel Salvador disse...

Nunca fiz, mas cada vez estou mais convencida para experimentar, bom aspeto, bjokitas

Inessa disse...

Anotada esta opção de café da manha! Amo aveia tb.
Vou pesquisar este programa de sons relaxantes, meu vizinho de cima adora pisar pesado e derrubar objetos no chão após as 22h...já reclamei, mas acho q eles não têm noção do ruído que fazem!

Karen disse...

Susana, é verdade, ela é muito boa!

Belinha, experimente!

Inessa, aveia é algo que adoro de qualquer jeito! :)
Há vários apps desse tipo por aí, acho bom por algum tempo, mas direto, começa a cansar...