17.3.14

Frigideria tex-mex de frango, vegetais e queijo


E hoje acordei às 5h30 porque meu novo vizinho fez um galinheiro no quintal e o galo começou a cantar e não parou até o sol nascer. Tomei o café e aproveitei para limpar a piscina em seguida. Ia descer a escada da casa de máquinas quando pisei em falso e fui ao chão como uma fruta madura. Cai de uns dois metros. A primeira coisa que fiz foi checar os machucados, verificar o que doía. Algumas escoriações e um corte entre o polegar e o indicador, até pensei em ligar a bomba e esquecer a queda, mas não conseguia levantar o braço direito, sentia muita dor, esperei um pouco e subi a escada de volta. Tentei agir com normalidade. Lavei a louça devagar, escovei os dentes com a mão esquerda e finalmente pedi para o O. me levar para o hospital. O residente de ortopedia teve dúvidas mortais sobre se havia algo olhando a radiografia, pediu para eu fazer outra e chamou o médico responsável para dar uma opinião. Ele disse que havia uma fratura na clavícula. Não chegou a quebrar e eu mesma tenho minhas dúvidas sobre se o diagnóstico é tão sério. Sei que dói bastante e levantar o braço é terrível. Não preciso de gesso, mas terei que usar uma tipoia durante algum tempo para ficar com o braço imobilizado. Com um opiáceo e dois anti-inflamatórios, até que dá para levar, no entanto, ficarei um pouco afastada do blog.  (E, sim, eu culpo o galo!).


Esta receita estava nos arquivos, da época da minha febre mexicana. Muita boa. É só preparar as tortillas e, como escreve a Neide Rigo,  nhac!




Frigideira tex-mex de frango, vegetais e queijo


2 filés de peito de frango cortados em fatias/pedaços não muito grandes (cerca de 275-300 g)
1 c chá de chili em pó (ou a gosto)
1/2 c chá de cominho em pó
sal e pimenta a gosto
farinha para polvilhar
2 c sopa de manteiga
1 cebola em fatias (usei roxa)
2 cebolinhas fatiadas 
150 g milho congelado (ou enlatado) opcional (não usei)
1 dente de alho picado
1 pimentão vermelho fatiado
1 jalapeno sem sementes fatiado (não usei, pode ser chipotle também)
1 c chá de orégano
50 ml caldo de frango ou água (coloquei apenas uma ou duas colheradas para não secar)
suco de limão gosto
100 g queijo (cheddar ou outro)


Tempere o frango com o chili, sal e pimenta. Passe os pedaços pela farinha.

Aqueça 1 c sopa de manteiga em uma frigideira grande e doure os pedaços de frango por cerca de 2 minutos. Não é necessário que cozinhem completamente. Remova-os da frigideira, coloque sobre um prato e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça a manteiga restante e refogue a cebola, o alho e a cebolinha. Junte o milho, o pimentão, o jalapeno e o oregano. Cozinhe por alguns minutos e tempere com sal e pimenta. Devolva os pedaços de frango à frigideira. Deixe cozinhar um pouco e coloque suco de limão a gosto. Adicione o caldo de frango ou água. Misture com cuidado, corrija o tempero caso necessário. Depois que o caldo tiver se reduzido um pouco, distribua o queijo sobre tudo, tampe e cozinhe até que ele derreta. (Ou, se preferir e caso sua frigideira seja apropriada para isso, coloque-a no forno sem a tampa com o grill ligado e deixe o queijo derreter e dourar).

Para servir: 4 tortillas de trigo, limão em pedaços, creme azedo, salsa, guacamole...


5 comentários:

Quéroul disse...

eita, Karen, que perigo!!! melhoras pra você, que medo cair assim...
beijos, te agarra na tipoia e fica boa logo.
=***

tatiane disse...

Karen, melhoras pra você! Também culpo o galo, que logo irá pra frigideira tex-mex :)

Karen disse...

Quéroul, foi um susto, felizmente, não tão sério!

Tatiane, obrigada! Na verdade, o galo não tem culpa, mas que eu devia estar dormindo na hora em que coloquei os pés na escada, ah, isso eu devia...

Carol disse...

Melhoras!

Karen disse...

Obrigada, Carol!