10.3.14

Sagu de vinho tinto com creme


E finalmente fiz o sagu com vinho e creme! Foi minha primeira experiência com sagu. Há muitas receitas na internet e fiquei com várias dúvidas sobre qual a melhor forma de preparar essas bolinhas. Em algumas, era preciso fazer um pré-cozimento do sagu e depois lavá-lo em água corrente, parece que isso evitaria que as bolinhas grudassem depois. Em outras, o sagu era cozido já com todos os ingredientes e não havia lavagem alguma. Também havia aquelas feitas na panela de pressão e outras nas quais o sagu ficava de molho em água por algumas horas. Uma levava só vinho, outra misturava suco de uva e vinho. O creme, às vezes, era feito apenas com amido e leite, outras receitas levavam só gemas e algumas pediam leite condensado e creme de leite. Na dúvida, juntei informações daqui e dali e fiz minha própria versão.

Ficou muito bom em termos de sabor, usei uma combinação de suco de uva e vinho, as bolinhas ficaram transparentes e macias, mas o sagu que comi no sul, em geral, tinha mais caldo, achei que as bolinhas absorveram todo ele como pequenas esponjas. Alguém tem dicas de como preparar essa receita? Ou pode me dizer se estou longe do ideal? O creme ficou muito bom, pretendo mantê-lo como está.

Guardei sagu e creme em potes fechados na geladeira e como na sobremesa.




Sagu de vinho tinto com creme

sagu
2 x de sagu (300g)
2 l de água
2 x de vinho tinto seco
2 x de suco de uva natural (aquele de garrafa)
1 x de açúcar (achei a quantidade perfeita, mas se preferir mais doce adicione mais 1/2 x)
5 cravos da índia
1 pau de canela
1 anis estrelado (opcional)

Coloque o sagu e a água em uma panela e leve para cozinhar. Quando levantar fervura, dê uma misturada e desligue o fogo. Misture de vez em quando para que as bolinhas não grudem, faça isso até que o sagu esfrie ou fique morno. Quando isso ocorrer, coloque em uma peneira grande e lave em água corrente para retirar o excesso de amido. Nesse ponto, as bolinhas ainda estarão branquinhas. Em seguida, coloque de volta na panela com os demais ingredientes, leve para cozinhar e, quando começar a ferver, desligue o fogo, tampe e misture de vez em quando. Aos poucos as bolinhas ficarão transparentes e absorverão o caldo.


creme
1/2 l de leite
1/2 x de açúcar
2 c sopa de amido de milho
1 gema passada pela peneira
1 c chá de essência de baunilha (não usei)

Dissolva o amido em um pouco de leite, junte os ingredientes restantes e leve ao fogo para cozinhar. Misture até que o creme comece a ferver e adquira a consistência de mingau mole.

Sirva o sagu frio com colheradas de creme.



7 comentários:

Carla M. disse...

Oi Karen, essa foi a sobremesa da minha infância e cada família tem sua receita, por isso tantas variações.
Para ter mais caldo tu tens duas opções, a mais simples é aumentar a quantidade de líquido, ou diminuir a quantidade de sagu. Meu pai acrescentava mais água e vinho (e ele faz apenas com vinho, nada de suco) quando achava que ia ficar sem calda. Usava água fervente e vinho na temperatura ambiente e mexia até acertar o ponto, um pouco a olho. Isso às vezes deixava o sagu menos doce do que gostávamos.
A outra alternativa é molhar as pérolas de sagu antes, para que elas absorvam menos líquido no cozimento. Acho esse processo mais arriscado em relação ao sabor, menos prático, mas sei que muita gente prefere, inclusive colocando as bolinhas de molho por uma noite.
Enfim, acho que não tem muito mistério, só vai te exigir um pouco mais deprática. :)

Karen disse...

Carla M., obrigada pelas dicas! Pelo visto, terei que fazer mais testes até acertar e ficar a meu gosto, não é mesmo? Seu pai também lavava o sagu depois de um primeiro cozimento?

Tertúlia da Susy disse...

Oi, não conhecia mas gostei de ver e saber e, adorei o aspeto.
bjs

Carla M. disse...

Oi Karen, não, meu pai não lavava. Perguntei a ele sobre a proporção de líquidos em relação as pérolas. Ele usa quase a metade de sagu (200g para três litros, mais ou menos) do que a que tu usaste na receita.
Faz anos que ele não faz mais sagu, porque é uma sobremesa que rende muito. Me disse que vai fazer na minha próxima visita. :)

Karen disse...

Susana, experimente se tiver a oportunidade!

Oi, Carla M.! É, preciso usar muito mais líquido da próxima vez! Isso explica porque o sagu absorveu toda a calda. Obrigada e agradeça a seu pai por mim!

Anônimo disse...

No you tube tem a receita, procure por "Sagu do sul por Vitória Quintal", postado por programa Sabor de Vida, da TV Aparecida
http://www.youtube.com/watch?v=wlQUluDfxd8

Karen disse...

Obrigada pelo linki, Anônimo!