16.11.05

Filé mignon de porco ao Curry

Este prato foi retirado da revista “Cuisine e vins de France”. Outro prato simples. Muito bom para quem gosta de curry, um dos pratos preferidos de meu pai. Minha mãe sempre misturava algumas colheradas de curry com um pouco de farinha de trigo em um frigideira e ficava mexendo o pó com uma colher sobre o fogo. A casa inteira ficava cheirando a curry. Após algum tempo, ela despejava a mistura sobre a panela em que os legumes e as carnes estavam cozinhando e a sopa rala ficava dourada e espessa, naquela época eu não via nada de especial naquele prato, hoje, sinto saudades.

Este é o curry que minha mãe costumava usar e que eu ainda compro. Antigamente era preciso procurar nas lojas de produtos japoneses, mas agora ele é encontrado nos supermercados.


Filé mignon de porco ao Curry
 
Ingredientes:


750g de filé mignon de porco
300g de cebolas pequenas (tipo conserva)
1 pimentão vermelho
1 maçã
2 c. sopa de pó para curry (colocar menos se não gostar muito picante)
3 c. sopa de óleo
200ml de leite de coco
1 maço de coentro
sal e pimenta

Preparo


Corte a carne em pedaços iguais e descasque as cebolas. Limpe o pimentão, corte-o em tiras. Descasque a maçã e corte-a em pedaços.

Esquente o óleo em uma panela e deixe a carne dourar, depois, retire-a para um prato. Em seu lugar, coloque as cebolas, a maçã e o pimentão, deixe dourar. Acrescente o curry, o leite de coco, tempere com sal e pimenta, misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Devolva os pedaços de carne para a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Ao final, polvilhe o coentro e sirva com arroz.

Um comentário:

Valentina disse...

Adoro comida que puxa pela memória. A gente demora a perceber como estas coisas nos influenciam.